domingo, 13 de março de 2011

Reflexões


Pensamentos sobre a Ideia de Sustentabilidade

Por Chico Braun

Na última semana recebi uma correspondência que me fez pensar sobre a idéia de meio ambiente e como nas últimas décadas o discurso ambiental foi apropriado pela mídia, empresas e pelo próprio capital. Recordo-me que no início da década de 1980, fiz parte uma organização ambiental (nessa época não se falava em Ong) e a representação de ambientalista era de “quem não tinha o que fazer”, tratar do meio ambiente era tido como preocupação de desocupado.

Nos anos 1990, o meio ambiente tornou-se política pública, o Eco 92 tornou-se um símbolo da preocupação ambiental e dos destinos do planeta. A preocupação com a redução da emissão de gases, de CFC (cloro flúor carbono) começaram a fazer parte das políticas públicas e uma preocupação global com as alterações climáticas.

Nos últimos anos os discursos de sustentabilidade e preservação ambiental ganharam a mídia, contabilizando para as empresas uma oportunidade de marketing através do cuidado com o meio ambiente e na obtenção do ISO 14000 (qualidade ambiental). Todos os esforços acerca do cuidado com o meio ambiente é louvável e necessário para o equilíbrio da vida no planeta.

Retornando a correspondência que recebi, ela sugeria que ao me cadastrar eu poderia receber por e-mail minha fatura mensal e que estaria contribuindo com o meio ambiente. Isso me fez refletir até onde eu estaria realmente contribuindo com o meio ambiente? Cheguei a conclusão que se receber minha fatura por e-mail estarei ajudando o banco que me envia a fatura mensalmente pelo correios a reduzir uma despesa com o envio da correspondência e reduzir o custo de impressão da fatura.

Podemos com isso pensar que alguém vai imprimir a fatura, esse alguém seria eu, o cliente. Com isso o banco não teria mais o custo da impressão e envio da fatura, porque esse custo foi transferido para o cliente. Então cuidado com o discursos de sustentabilidade e meio ambiente as vezes ele pode iludir você e a reprodução do capital continua, a Mais-valia de Marx está mais viva que nunca.

Em muitos casos a sustentabilidade e o meio ambiente estão em pauta porque impulsionam a reprodução do capital...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão de temas.

Como Montar uma Aula: Planejamento