quinta-feira, 18 de abril de 2013

Notícia extra Atualidades (40 anos da morte do poeta Pablo Neruda)


Restos mortais de Pablo Neruda serão analisados nos EUA


Pablo Neruda (Foto Ap)
Segundo assessor, Neruda teria recebido uma injeção letal por ordem de Pinochet
A família do Nobel de literatura chileno Pablo Neruda concordou com o envio de seus restos mortais para os Estados Unidos, onde ele passará por uma série de testes toxicológicos.
Seu corpo foi exumado na última segunda-feira por autoridades chilenas em um esforço para determinar se sua morte foi causada por envenenamento.
Neruda morreu há 40 anos, logo após o golpe de Estado que colocou o general Augusto Pinochet no poder.
Na ocasião, sua morte foi atribuída a um câncer de próstata. Um assessor do poeta, porém, tem defendido que ele recebeu uma injeção letal por ordem de Pinochet.
O advogado Rodolfo Reyes, sobrinho de Neruda que participou da exumação de seu corpo junto com um grupo especialistas internacionais, disse a uma rádio local que os restos mortais de seu tio serão minuciosamente examinados.
“Eles levarão amostras para um laboratório. É um exame técnico e queremos que eles levem o tempo que for preciso para que não restem dúvidas”.
As autoridades afirmaram que os testes serão realizados na Carolina do Norte.

História

Neruda era amigo do presidente chileno Salvador Allende, deposto por Pinochet. Ele morreu aos 69 anos, apenas 12 dias depois do golpe.
O poeta foi enterrado ao lado de sua mulher Matilde Urrutia no jardim de sua casa em Isla Negra, na costa do Chile.
Em 2011, porém, o Chile começou a investigar alegações de Manuel Araya, ex-motorista e assistente pessoal de Neruda, sobre o suposto envenenamento de seu patrão.
Araya disse que Neruda telefonou para ele de um hospital e disse que começou a se sentir mal depois de receber uma injeção.
As alegações são apoiadas pelo Partido Comunista Chileno, que afirma que Neruda não apresentava sintomas de câncer quando morreu.
Reyes afirmou que a família quer saber se Neruda morreu devido a causas naturais ou foi assassinado.
Mais de três mil pessoas foram mortas ou desapareceram durante os 17 anos do regime de Pinochet (1973-90).

Notícia da Semana Atualidades (Atentado em Boston e Explosão de Usina de fertilizantes)


Polícia desmente TV e nega prisão de suspeito de atentado em Boston


FBI pediu que a imprensa tenha cautela ao noticiar informações relacionadas ao caso

Terra
000_Was7460240.jpg
Após a rede de TV americana CNN ter informado que um suspeito de envolvimento nas explosões na Maratona de Boston havia sido preso nesta quarta-feira, o departamento de polícia da cidade negou a informação por meio de sua página no Twitter.

"Apesar dos relatos contrários, não houve uma prisão relacionada aos ataques de Boston", diz o post. A informação da CNN havia sido divulgada pelo jornalista John King. Segundo ele, o suspeito preso seria um indivíduo de pele escura, não identificado. 

A CNN e o jornal Boston Globe chegaram a noticiar que as autoridades conseguiram identificar o suspeito a partir da análise de um vídeo feito pela câmera de uma loja de departamentos da rede Lord & Table próxima ao local da segunda explosão. Um vídeo de uma televisão da cidade também teria contribuído.

As imagens mostrariam o indivíduo carregando uma sacola e, possivelmente - não foi possível precisar -, deixando o artefato no local. Não está claro de qual dos dois vídeos citados pelas autoridades procedem as imagens do suspeito com a bolsa preta, segundo jornais americanos.

Além disso, as autoridades encontraram no terraço de um edifício próximo ao lugar da explosão a tampa de uma panela de pressão, aparentemente usada em um dos artefatos, e o que parece um pedaço de circuito do detonador.

Segundo o Boston Globe, "a partir de fragmentos coletados minuciosamente do que se considera a maior cena de crime na cidade, os investigadores determinaram que as duas bombas provavelmente foram feitas com panelas de pressão de seis litros".

As cargas explosivas estavam acompanhadas de pregos e pedaços de metais, para aumentar seu efeito mutilador, e as panelas provavelmente foram envolvidas em bolsas de plástico pretas ou em mochilas deixadas no chão.


EUA têm nova tragédia em explosão de usina de fertilizantes

Acidente em West, no Texas, deixa 160 feridos e ao menos 5 mortos, mas total pode ir a 70. 'Foi como uma bomba nuclear', descreveu o prefeito da cidade

Nova tragédia nos Estados Unidos atingiu a pequena cidade de West, no Texas
Nova tragédia nos Estados Unidos atingiu a pequena cidade de West, no Texas - Mike Stone / Reuters
Enquanto os Estados Unidos ainda se recuperam dos atentados na maratona de Boston, uma nova tragédia afeta o país nesta quinta-feira: uma forte explosão em uma usina de fertilizantes na cidadezinha de West, no Texas, deixou ao mais de 160 feridos e um número de mortos incerto, que pode chegar a 70, segundo redes de televisão americanas e agências de notícias. Até agora, as autoridades afirmam que o acidente deixou entre cinco e quinze mortos. O número deve subir quando os bombeiros conseguirem controlar o incêndio. Por ora, as equipes de resgate dirigem-se de casa a casa, no meio da escuridão, em busca de sobreviventes.
A explosão ocorreu às 19h50 no horário local (21h50 em Brasília) e ainda não há nenhuma explicação para a causa do acidente. De acordo com as primeiras informações, pelo menos dez edifícios da usina e nas proximidades foram afetados pelo impacto ou atingidos pelo fogo, incluindo uma escola. O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Don Yeager, informou que as chamas também atingiram vários prédios em torno da fábrica, de propriedade da empresa West Fertilizer.
O fogo dificulta o resgate de outras pessoas que, segundo a imprensa americana, continuam presas nos escombros – entre elas estão inclusive bombeiros. Durante a madrugada, as autoridades contavam ao menos 40 feridos em estado grave em um hospital de Waco, cidade de maior porte próxima ao local do acidente que, segundo sismógrafos, foi equivalente a um terremoto de 2,1 graus na escala Richter e pôde ser sentido a 80 quilômetros de distância.
"Foi como uma bomba nuclear", descreveu o prefeito de West, Tommy Muska. Até as 2 horas desta quinta-feira (meia-noite no Texas), ele afirmou que não tinha informações sobre a quantidade exata de mortos e feridos. Na área da fábrica, além da escola, há um asilo onde vivem 133 pessoas e um condomínio com vários apartamentos que também foram atingidos. Os dois prédios foram rapidamente evacuados.
Substâncias tóxicas – Durante todo o trabalho para tentar controlar as chamas, o vento na região complicava o trabalho dos bombeiros e espalhava no ar substâncias tóxicas provenientes dos escombros da fábrica. O cheiro de amônia era muito forte, disseram testemunhas.
Uma delas, Bill Bohannan, fazia uma visita à casa de seus pais perto do local e disse ao jornalWaco Tribune que a explosão foi "devastadora". "Eu disse: 'isso vai explodir'. E disse a meus pais que entrassem no carro. Estava de pé junto ao meu carro com a minha namorada, esperando que meus pais saíssem, e (a fábrica) explodiu. Nosso carro foi atingido", disse. Equipes de socorro, ambulâncias e outros veículos de emergência se deslocaram até o local e estão levando os feridos para um campo de futebol próximo, onde foi instalado um hospital de campanha.
Um vídeo amador mostra o momento da explosão, que impressiona pelo tamanho e pela altura da coluna de fumaça que se forma. Devido ao risco de uma nova explosão, as autoridades de West ordenaram a população local que evacuasse a cidade, que tem cerca de 2.700 habitantes e fica localizada a 30 quilômetros de Waco e a pouco mais de 100 quilômetos da região metropolitana de Dallas.
Confira o vídeo:



Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/eua-tem-nova-tragedia-em-explosao-de-usina-de-fertilizantes

Como Montar uma Aula: Planejamento