sexta-feira, 15 de março de 2013

Notícia da Semana Atualidades (Papa Francisco)


Vaticano

Papa Francisco: 'Não devemos ceder ao pessimismo'

Em encontro com o Colégio de Cardeais nesta sexta, pontífice disse, ainda, que é preciso ter coragem para levar o Evangelho a todos os cantos da Terra

O papa Francisco celebra a primeira missa com cardeais na Capela Sistina, no Vaticano
O papa Francisco celebra a primeira missa com cardeais na Capela Sistina, no Vaticano - Osservatore Romano/AFP
O papa Francisco, nome adotado pelo cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, afirmou, na manhã desta sexta-feira, durante audiência com o Colégio de Cardeais na Sala Clementina, no Palácio Apostólico do Vaticano, que não se deve ceder ao pessimismo. "Devemos continuar na verdadeira missão da Igreja". O pontífice disse, ainda, que é necessário buscar coragem para levar o Evangelho a todos os cantos da Terra.
“Que nunca nos entreguemos ao pessimismo, a esta amargura, que o diabo coloca diante de nós todo dia. Que nós não cedamos ao pessimismo e ao desânimo”, disse. Francisco pediu, ainda, que os cardeais mantenham a irmandade entre si e reiterou a necessidade de unidade na Igreja.
O encontro entre o novo pontífice, eleito nesta quarta-feira após rápido conclave, teve início às 11h locais (7h de Brasília). Ao chegar à audiência, Francisco foi recebido com aplausos efusivos e saudado pelo cardeal decano Angelo Sodano, que afirmou que todos os cardeais estavam à sua "total disposição". Em certo momento, após se levantar, o papa tropeçou, mas conseguiu se equilibrar e não caiu.
Todos os cardeais, até aqueles com mais de 80 anos que não participaram da votação, estiveram no encontro. O pontífice destacou a idade avançada do religioso, dizendo que a velhice é a sede da sabedoria da vida. “Doemos esta sabedoria aos jovens, como o bom vinho, que com a idade melhora”, disse.
Como fez em seu discurso de apresentação, na última quarta-feira, Bergoglio se lembrou de Bento XVI, a quem se referiu como “meu venerado antecessor”. “Seu magistério permanecerá como um patrimônio espiritual para todos. O Ministério petrino vivido com total dedicação teve nele um intérprete paciente e humilde”, disse.
Ao final do encontro, o papa saudou pessoalmente todos os cardeais.
Agenda – Neste sábado, Francisco receberá todos os jornalistas, os câmeras de televisão e os fotógrafos que cobriram o conclave. Estima-se que o pontífice cumprimentará cerca de 6.000 profissionais.  No domingo, ele realizará seu primeiro Ângelus. Na terça-feira, acontece a missa oficial do início do pontificado, durante a festa de São José, patrono da Igreja. O Vaticano enviou convites para diversos países e já recebeu confirmação de chefes de Estado como a presidente argentina, Cristina Kirchner, e a brasileira Dilma Rousseff. Na próxima quarta, o papa argentino receberá delegações de outras religiões. Em julho, Francisco deve vir ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude.
(Com agências EFE e Reuters)
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/papa-francisco-pede-aos-cardeais-que-nao-caiam-no-pessimismo

Como Montar uma Aula: Planejamento