segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Possibilidades Metodológicas a partir da BNCC e Diretrizes do Município de Itajaí

Dia 04/02/2020
A disciplina de História tem componentes diversos, para a atuação do professor, o ponto de partida para trabalhar os componentes que consideramos importante a relação espaço e tempo, fundamental para percepção do processo e sentido histórico.

Sugestão para trabalhar as fontes Históricas: Site da hemeroteca da Biblioteca Pública de Santa Catarina aqui você pode acessar jornais por municípios de Santa catarina da segunda metade do século XIX até meados do século XX.



Jornal O commercio 1919




Outra possibilidade de trabalhar com as fontes históricas e a relação espaço/tempo a metodologia da História oral é uma possibilidade interessante e inovadora para desenvolver as habilidades (EF06HI01) e (EF06HI02). Segue materiais para trabalhar a metodologia:  Manual de História Oral, Maurice Halbwacs - A Memória Coletiva,  Paul Thompson - A Voz do Passado - A EntrevistaMarina Maluf - Ruídos da Memória - Memória sagrada. História ProfanaEclea Bosi Memória e Sociedade - Introdução.

Modelo de Carta de Cessão de Entrevista em História Oral


Para o trabalho no Ensino Fundamental anos finais, a linha do tempo se faz necessário para a contextualização e percepção de Espaço e tempo. A linha do tempo abaixo pode nos auxiliar nessa contextualização, vejamos a imagem abaixo:




A linha do tempo acima requer alguns ajuste para inserirmos a percepção do Espaço e do tempo. O professor precisa problematizar a construção da noção de Pré-História e História e inserir na linha do tempo o espaço gepgráfico. Um exemplo: Idade Antiga, colocar os espaços que vivenciaram o período, Europa, África, Oriente Médio.


Outra questão importante é o uso de imagens, pricipalmente mapas, monumentos, obras de arte (pintura e esculturas), moedas e cédulas, vestuários etc.

 Três Atividades para Trabalhar o Tempo Histórico


Dia 05/02/2020

Possibilidades Metodológicas com uso da Tecnologia

Vejamos agora algumas possibilidades do uso da tecnologia em sala de aula e algumas ferramentas que podem nos auxiliar no desenvolvimento de habilidades em História do 6º ao 9º ano.

Montar Palavras Cruzadas e Caça Palavras com Educolorir


Áudio aulas no Ensino de História

Uma possibilidade interessante no ensino de História é a produção de áudio aulas, que podem ser produzidas pelo professor ou pelos alunos. A produção é fácil de fazer e pode proporcionar bons momentos de aprendizagem.

Vejamos exemplo: 


Para produção basta utilizar o gravador de voz do celular, caso você não tenha um gravador pode baixar um aplicativo na Play Store ou IOS.

Fica como sugestão o aplicativo Gravador de Voz (Bacha Soft) Boa qualidade na captação do som. O aplicativo salva em MP3.

Outro aplicativo para produzir áudio aulas é o Anchor que possibilita você gravar e editar podcast's a partir do seu smartphone. Um diferencial é a possibilidade de sincronizar com Spotify.

Resultado de imagem para anchor podcast


Para edição das gravações você pode utilizar Audacyti, um bom editor de áudio para suas aulas. Abaixo segue o link para baixar o softwear: https://www.audacityteam.org/



Caso você prefira montar um vídeo segue o link para baixar o Movie Maker do sistema operacional windowns 10: http://www.mediafire.com/file/2czlzjbpd9zz1su/wlsetup-all_pt-br.exe/file

Como gravar vídeo capturando a tela do computador



Aqui você acessa o link para baixar o ScreenCast O Matic


Crie QR Code para suas aulas



QR Code para acessar o site Educolorir






Dia 06/02/2020

Vamos por em prática os conceitos trabalhados e vamos produzir material didático a partir das tecnologias trabalahdas nos dias 04 e 05/02. 

Vamos montar uma aula utilizando as habilidades da área de História, a partir de uma fonte Jornalística, ou produção de áudio ou montagem de um vídeo.

Vamos fazer a montagem e apresentação no dia de hoje.








Como Montar uma Aula: Planejamento