sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Notícia da Semana Atualidades (Crise migratória na Itália)

Centenas de imigrantes são resgatados em Lampedusa, na costa da Itália

Governo italiano volta a pressionar UE por nova política para lidar com crise migratória

25 de outubro de 2013 | 9h 32

O Estado de S. Paulo
ROMA - Navios da Marinha e da guarda costeira da Itália resgataram mais de 700 imigrantes nas águas entre a Sicília e o norte da África durante a noite, em mais um incidente da crise imigratória que já custou centenas de vidas neste mês.Barcos de patrulha conduziram cinco operações e entre os resgatados estão dezenas de mulheres e crianças, disseram autoridades nesta sexta-feira, 25.
Vítimas de naufrágio chegam à ilha de Lampedusa - Giuseppe Lami/ Efe
Giuseppe Lami/ Efe
Vítimas de naufrágio chegam à ilha de Lampedusa
Centenas de pessoas resgatadas foram levadas para um centro de recepção de imigrantes já superlotado na ilha de Lampedusa. O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, pressionou os líderes da União Europeia reunidos em Bruxelas a aumentar a ajuda a países do Mediterrâneo, incluindo Itália, Grécia e Malta, que têm recebido o maior impacto da crise migratória.
A Itália aumentou as patrulhas nas rotas marítimas entre Líbia e Tunísia e a Itália desde que mais de 360 imigrantes provenientes da Eritreia se afogaram no início de outubro, quando a embarcação em que estavam naufragou próximo a Lampedusa. Um segundo barco afundou uma semana depois, deixando uma estimativa de 200 pessoas desaparecidas.
O centro de recepção da ilha enfrenta dificuldades para lidar com a chegada de imigrantes em fuga da guerra civil na Síria e da crise política no Egito e outros países árabes e africanos, que têm lançado inúmeras pessoas em perigosas travessias do Mediterrâneo a bordo de precárias embarcações. Mais de 32 mil imigrantes realizaram a viagem até o sul da Itália via barco este ano, de acordo com a Organização das Nações Unidas. / REUTERS

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Questões de História do Vestibular da Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina) 2009-2013

Ufsc 2013
 Questão 01

A educação em Esparta
Ensinavam a ler e escrever apenas o estritamente necessário. O resto da educação visava acostumá-los à obediência, torná-los duros à adversidade e fazê-los vencer o combate. Do mesmo modo, quando cresciam, eles recebiam um treinamento mais severo: raspavam a cabeça, andavam descalços, brincavam nus a maior parte do tempo. Tais eram seus hábitos.
PLUTARCO. A vida de Licurgo. In: PINSKY, Jaime. 100 textos de História Antiga. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1998. p. 109.
Sobre o papel da educação e da escrita nas sociedades antigas, é CORRETO afirmar que:

01. o Egito antigo, extremamente dependente do rio Nilo e de seu regime de cheias, fez da agricultura sua principal atividade econômica. Esta característica impediu o desenvolvimento da escrita naquela sociedade.

02. a escrita cuneiforme, criada pelos assírios na antiga Mesopotâmia, tinha por função estabelecer acordos comerciais com os etíopes.

04. conforme o trecho acima citado, podemos perceber que a educação tem estreita relação com as características sociais. O militarismo de Esparta influenciou a educação de suas crianças.

08. a educação que uma criança recebia na antiguidade dependia da posição social e do gênero. As mulheres atenienses, por exemplo, recebiam uma educação familiar que lhes qualificava para as atividades domésticas e os cuidados com os filhos.

16. na China, o confucionismo valorizava uma educação pautada no respeito às tradições, ressaltando valores como moderação e harmonia.

Resposta: 28


 Questão 02

 Sobre o Renascimento, é CORRETO afirmar que:


 01
uma das características mais importantes do Renascimento foi a ruptura com a Antiguidade Clássica.

02.
os estudos astronômicos desenvolvidos por Nicolau Copérnico durante o Renascimento permitiram a conclusão de que os planetas giravam em torno da Terra.

04.
os mecenas foram personagens importantes no Renascimento, pois sua oposição aos artistas fez com que estes exercessem com mais afinco sua criatividade.

08.
Leonardo da Vinci, artista de grande versatilidade e inúmeros interesses, é um representante do Humanismo.

16.
o período renascentista se beneficiou da preservação de textos antigos pelos monges e da criação de universidades.

32.
as cruzadas, que incrementaram o intercâmbio entre muçulmanos e cristãos, bem como o domínio mouro na Península Ibérica, contribuíram para o Renascimento.

Resposta: 56

Questão 03

A  África é tão pouco uniforme cultural quanto geograficamente. Os africanos não são uma raça de pretos primitivos, nem é a África um continente sem uma velha história, como ainda se pensa geralmente. [...] São marcantes suas diferenças culturais, étnicas e linguísticas. Seu passado, embora não raro obscuro, não é a crônica de um isolamento. Desde o tempo dos primeiros hominídeos que viveram há um milhão de anos no desfiladeiro de Olduvai, a África desempenhou importante papel na história da humanidade [...].
LOMMEL, Andreas. A arte pré-histórica e primitiva. Encyclopedia Britannica do Brasil Publicações. 7. ed. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1979. p. 140-141, 143, 162. In: FARIA, Ricardo de Moura. Estudos de História. v. 1. São Paulo: FTD, 2010. p. 37.

Em relação à história da África e de seu povo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
Além dos egípcios, vários outros povos habitavam o continente africano no período correspondente à chamada Idade Antiga.

02.
A expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI transformou a costa africana em espaço privilegiado para a formação de feitorias e, consequentemente, em fonte de mão de obra e matéria-prima.

04.
O neocolonialismo europeu sobre o continente africano no século XIX estava relacionado à ideia de “missão civilizadora” e às ideologias de progresso e superioridade racial branca.

08.
Com a expansão islâmica, todo o norte africano foi dominado pelos árabes através da fundação de diversos califados; entretanto, durante a Idade Média, o avanço das cruzadas recuperou definitivamente a região para o domínio cristão.

16.
Mesmo a contragosto das principais potências europeias, as fronteiras entre os países africanos, estabelecidas pela Conferência de Berlim (1884-85), tiveram que respeitar as questões étnicas e culturais por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU).

32.
Os processos de independência na África, intensificados logo após a década de 1950, ocorreram através de acordos pacíficos que promoveram o endividamento e a dependência dos novos países, mas evitaram a deflagração de conflitos e guerras civis.

Resposta: 07


Questão 04

Sobre o Segundo Reinado brasileiro, é CORRETO afirmar que:

01.
a Lei de Terras de 1850, proposta por D. Pedro II, garantiu uma melhor distribuição das terras no território nacional, demonstrando o caráter democrático e popular das ações do imperador-cidadão.

02.
o café consolida-se como o principal produto nacional de exportação e contribui para a maior estabilidade da economia brasileira em relação às primeiras décadas do século XIX.

04.
do ponto de vista político, os partidos Liberal e Conservador disputaram o poder durante todo o Segundo Reinado, por possuírem princípios e ações completamente opostas.

08.
o “surto industrial” brasileiro entre os anos de 1844 e 1860 esteve relacionado ao aumento das tarifas sobre os produtos importados e teve na figura de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, um de seus principais ícones.

16.
na política externa, o Brasil esteve envolvido em conflitos militares na região do rio da Prata contra Oribe (Uruguai) e Rosas (Argentina) e, posteriormente, contra Aguirre (Uruguai), onde conseguiu depor seus adversários e colocar no poder seus aliados.

32.
a crise que derrubou o Império está relacionada ao crescimento do movimento republicano conduzido pelos estancieiros gaúchos, conhecidos como farroupilhas, liderados por Giuseppe Garibaldi e Bento Gonçalves.

64.
a questão da mão de obra esteve no centro dos debates; uma das principais ações neste sentido foi a lei Eusébio de Queiroz (1850), que pretendia extinguir o tráfico de escravos, mas acabou ficando conhecida como “lei para inglês ver”.

Resposta: 26


Questão 05
Imperialismo ecológico
Os emigrantes europeus e seus descendentes estão em toda parte, e isso exige uma explicação. Mais do que qualquer outra, é difícil explicar a distribuição pelo mundo dessa subdivisão da espécie humana. A localização das outras subdivisões faz sentido que é óbvio. É na Ásia que vive a maior parte das muitas variedades de asiáticos. Os africanos negros vivem em três continentes, mas a maioria concentra-se nas latitudes originais, os trópicos, situando-se face a face com o oceano de permeio. Os ameríndios, com poucas exceções, vivem nas Américas, e praticamente todos os aborígenes australianos habitam a Austrália. Os esquimós vivem nas terras circumpolares, e os melanésios, polinésios e micronésios espalham-se por ilhas de um só oceano, por maior que seja este. Todos esses povos expandiram-se geograficamente – cometeram, se assim quisermos, atos de imperialismo –, mas expandiram-se por áreas adjacentes ou pelo menos próximas àquelas em que já viviam, ou, no caso dos povos do Pacífico, foram para a ilha mais próxima e desta para a seguinte, não importa quantos quilômetros de água houvesse entre uma e outra. Os europeus, ao contrário, parecem ter brincado de pular carniça por todos os quadrantes do globo.
CROSBY, Alfred W. Imperialismo ecológico: a expansão biológica da Europa, 900-1900. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 13.

O texto de Alfred Crosby nos remete aos impactos sociais, econômicos, culturais e, também, ambientais da expansão e dominação europeia sobre as Américas. Considerando isso, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01.
No processo de dominação das Américas pelos europeus, ocorreu o genocídio da população ameríndia, tanto através das armas quanto de doenças como a varíola e a gripe, transmitidas pelos conquistadores.

02.
Como resultado da dominação europeia nas Américas, está a introdução de espécies animais, como o cavalo e a vaca, e vegetais, como o trigo e a cevada.

04.
O plantation, sistema adotado pelos europeus em suas colônias de exploração nas Américas, era muito utilizado na Europa pelos produtores rurais das mais diversas regiões do continente desde a Idade Média.

08.
A cana-de-açúcar e o milho são exemplos de culturas agrícolas nativas das Américas domesticadas pelos europeus e, posteriormente, transformadas em produtos básicos do sistema de plantation adotado no continente durante o período colonial.

16.
A introdução de diversas espécies vegetais nas Américas durante o período colonial demonstra a preocupação dos colonizadores europeus com o desmatamento das florestas no Novo Mundo.

32.
Durante o período colonial, os europeus desconsideraram completamente os conhecimentos das populações ameríndias e acabaram implantando nas Américas as mais modernas técnicas agrícolas adotadas na Europa.

Resposta: 03

Questão 06

Manifesto antropofágico
Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente.
Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos.
De todas as religiões.
De todos os tratados de paz.
Tupy or not tupy that is the question.
Revista de Antropologia. São Paulo, n. 1, a. 1, maio 1928.
Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2012.

Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e seu contexto, é CORRETO afirmar que:

01.
o evento teve consenso em sua aceitação e foi muito bem recebido pelo público, que rapidamente adotou as novas tendências artísticas apresentadas.

02.
a Semana de Arte Moderna teve impacto restrito sobre alguns poucos artistas plásticos paulistas.

04.
a Semana de Arte Moderna quase não ocorreu, pois o então presidente, Getúlio Vargas, opunha-se a qualquer manifestação cultural que não tivesse sido organizada pelo governo.

08.
o movimento antropofágico aceitava a cultura europeia desde que reelaborada e transformada em um produto nacional.

16.
os modernistas rejeitavam as tendências artísticas do século XIX, principalmente o romantismo e o parnasianismo.

Resposta: 24

 Questão 07

Dois anos após Getúlio Vargas assumir a liderança do país, pondo um ponto final na Primeira República, já enfrentava a oposição numa guerra que tinha como bandeira o retorno à normalidade constitucional.
RODRIGUES, João Paulo. Uma multidão sai às ruas. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 82, ano 7, p. 30, jul. 2012.
Disponível em: . Acesso em: 6 set. 2012.

Sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Era Vargas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
Durante o governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934), as relações entre o governo federal e os políticos paulistas foram marcadas por grande tensão e instabilidade. Os paulistas, além de resistirem aos interventores, ainda suportavam a perda de controle sobre as decisões referentes à política econômica.

02.
Apesar da derrota militar do movimento constitucionalista de 1932 para as tropas federais, Vargas acabou atendendo à principal reivindicação dos paulistas e convocou eleições para a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Em 1934, foi promulgada a nova constituição do país.
04.
Entre as principais disposições contidas na Constituição de 1934, destacavam-se as questões eleitorais, as leis trabalhistas e as ações nacionalistas.

08.
A política trabalhista de Vargas contribuiu para sua aproximação com os ideais comunistas e para a implantação da ditadura do Estado Novo (1937-1945), com o grande apoio da Aliança Nacional Libertadora.

16.
Após a Constituição de 1934, e com a positiva repercussão de suas ações no governo provisório, Getúlio Vargas foi eleito presidente pelo voto direto com expressiva votação e apoio popular.

Resposta: 07

Questão 08

– Nós somos a geração do deserto! Como a nação dos judeus nós estamos neste deserto, em busca da Terra Prometida. Faz quase quatro anos que nós declaramos a Guerra Santa e estamos lutando para conquistar a nossa terra. Muita gente tem morrido, e os seus ossos estão apodrecendo nos descampados. Mas a Guerra Santa tem que continuar, porque nós somos a geração do deserto, os que devem ser sacrificados. A nossa geração tem que vencer esta guerra, nem que todos tenham que morrer. No tempo de Moisés ele também guiou o povo pelo deserto, e toda a geração velha morreu. Mas os que nasceram no deserto chegaram à Terra de Canaã, prometida por Deus. São José Maria também prometeu que o nosso povo ia ter uma terra. Este Contestado é um país enorme, do qual todos terão o seu pedaço. Mas para isso temos que lutar!
SASSI, Guido Wilmar. Geração do deserto. 5. ed. Porto Alegre: Movimento, 2012. p. 116-117.

Considerando o trecho acima e a história do Movimento do Contestado (1912-1916), assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
O monge José Maria ainda hoje é venerado por descendentes caboclos da região do sul do país onde ocorreu a Guerra do Contestado.

02.
Conduzido principalmente pela população de origem cabocla, o Contestado pode ser reconhecido como um movimento messiânico de luta pela terra numa região disputada pelos estados de Santa Catarina e Paraná.

04.
A extração de erva-mate e de madeira estava entre as principais atividades dos sertanejos do Contestado antes da construção da ferrovia São Paulo–Rio Grande do Sul pela companhia Brazil Railway.

08.
Ao representar uma alternativa ao poder dos “coronéis”, o Movimento do Contestado era visto como um perigo que, segundo as elites, deveria ser eliminado.

16.
Assim como ocorreu anos antes em Canudos (1893-1896), a Guerra do Contestado colocou em lados opostos a Igreja Católica e o governo brasileiro, razão pela qual muitos padres das mais diversas paróquias da região se armaram contra o exército republicano em defesa do retorno da família real brasileira ao comando do país.

32.
A vitória dos seguidores do monge José Maria contra as tropas republicanas na Guerra do Contestado determinou a fragmentação dos grandes latifúndios da região do Contestado em pequenas propriedades, que ainda caracterizam o meio rural catarinense.

Respostas: 15

 Questão 09


Sobre o contexto das décadas de 1960 e 1970, é CORRETO afirmar que:

01.
Martin Luther King foi um dos líderes do movimento negro nos Estados Unidos. Inspirado no indiano Mahatma Gandhi, defendia a desobediência civil e a não violência.

02.
“Maio de 68” foi um movimento estudantil que ocorreu na França e que, entre outros objetivos, visava restituir a hierarquia universitária, restabelecendo a autoridade dos professores e o formalismo nas relações entre docentes e discentes.

04.
entre os objetivos dos movimentos de contracultura dos anos 1960, estavam o restabelecimento do consumo, em declínio nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial, o retorno das mulheres ao lar e às responsabilidades domésticas, o fim do divórcio e a recuperação do American way of life.

08.
o gesto de Tommie Smith e John Carlos nas Olimpíadas de 1968 era característico do Black Power, movimento que lutava pela valorização da cultura negra.

16.
a Tropicália foi um movimento musical que teve reflexos no teatro, no cinema e nas artes plásticas. Retomou princípios do movimento modernista de 1922, principalmente de Oswald de Andrade.

32.
tanto a sociedade capitalista quanto a comunista eram alvo de protestos nos anos 1960, que tiveram no movimento hippie uma de suas expressões.

64.
a poesia marginal dos anos 1970 era extremamente elitista: seu objetivo era usar linguagem erudita e direcionar sua produção para a formação da vanguarda intelectual brasileira.

Resposta: 57

 Questão 10

Sobre a preocupação com as questões ambientais, é CORRETO afirmar que:


01.
apesar do impacto causado pelo lançamento de bombas atômicas, o século XX foi isento de catástrofes ambientais.

02.
a Conferência de Estocolmo sobre o Entorno Humano, ocorrida em 1972, foi um encontro a portas fechadas no qual os debates eram monopolizados pelos representantes dos governos das nações que compunham a ONU.

04.
a explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki foi um dos fatores que levantaram questões importantes sobre o quanto as decisões humanas podem determinar o desaparecimento do homem bem como o de outras espécies do planeta.

08.
a WWF e o Greenpeace são duas organizações ambientalistas de alcance internacional, criadas para desenvolver projetos de conservação, educação ambiental e ações que visem pressionar governos e empresas a tomarem medidas de proteção ambiental.

16.
em 1992 aconteceu, no Rio de Janeiro, a Eco-92, um fórum de discussão que tratou de inúmeros problemas ambientais.


Resposta: 28

Ufsc 2012

Questão 1
Várias sociedades antigas se desenvolveram ao longo de rios. Sobre elas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


01.
As antigas China e Índia também são consideradas sociedades hidráulicas e se favoreceram, respectivamente, dos rios Amarelo e Indo.

02.                 
A China antiga foi rica em pensadores, como Sun Tzu, Confúcio e Lao-Tsé. Uma obra conhecida até hoje e que foi produzida no seio desta sociedade é o tratado militar « A arte da guerra ».

04.
A Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, foi assim batizada pelos gregos por ficar entre os dois rios.

08.
Vários povos formavam o que conhecemos por Mesopotâmia. Entre os principais, figuram aqueus, jônios, eólios e dórios.

16.
O Egito foi uma sociedade expansionista desde o período inicial de sua unificação política, o que levou aquela sociedade a estender suas conquistas até o território que hoje conhecemos como Paquistão.

32.
O ciclo agrícola proporcionado pelo rio Nilo se refletiu nas concepções mitológicas dos egípcios antigos.
Resposta: 39

Questão 2

 Primavera Árabe
Em 2011, eclodiu no Oriente Médio e no norte da África uma série de manifestações contrárias aos regimes políticos autoritários e centralizadores. Este conjunto de levantes populares, conhecido por Primavera Árabe, começou na Tunísia e se espalhou por diversos países da região, como Egito, Líbia, Síria, Iêmen e Bahrein, gerou violência, mortes, frustrações e dúvidas quanto às mudanças práticas.
Disponível em:
Acesso em: 19 set. 2011.

Sobre as regiões do Oriente Médio e norte da África, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).



01.
Os fenícios, reconhecidos navegadores e comerciantes da Antiguidade, viveram na região do atual Líbano e expandiram seus domínios com a fundação de várias colônias na costa mediterrânea, como Cartago.

02.
A religião islâmica, fundada no século VII na Península Arábica pelo profeta Maomé, tem como um dos seus princípios fundamentais o politeísmo.

04.
A expansão islâmica, iniciada no século VII, foi responsável pela formação de um império que se estendia da Península Ibérica, na Europa, até o rio Indo, na Ásia.

08.
Os conflitos árabe-israelenses tiveram início após a Primeira Guerra Mundial com a criação do Estado da Palestina por intervenção da Organização das Nações Unidas, em território anteriormente ocupado pelo povo judeu.

16.
O Prêmio Nobel da Paz de 2011 foi entregue a três mulheres, dentre elas Tawakkul Karman, pela liderança na luta pelos direitos humanos durante a Primavera Árabe no Iêmen.

32.
Em 2003, os governos dos Estados Unidos e da Inglaterra lideraram uma coalizão que invadiu o Iraque e depôs o presidente Sadam Hussein.

Resposta: 53

Questão 3
As grandes navegações foram responsáveis por transformações importantes, tanto na Europa como nas Américas. Sobre as grandes navegações, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
Portugal possui um grande litoral e, consequentemente, só poderia se dedicar ao comércio marítimo: o pioneirismo português nas navegações se deu exclusivamente a uma dádiva natural.

02.
Dois importantes concorrentes portugueses nas grandes navegações foram França e Inglaterra que, assim como Portugal, foram países favorecidos pela paz reinante em seus territórios durante os séculos XIV e XV.

04.
São consequências importantes das grandes navegações o crescimento de operações comerciais e a diversificação de produtos provenientes das Américas, como o tabaco, o milho, a batata e o cacau.

08.
A conquista espanhola nas Américas ocorreu de forma pacífica, uma vez que os incas tiveram a liberdade de exercer suas atividades culturais e econômicas de modo independente da Espanha.

16.
Dentre os habitantes das Américas estavam astecas, incas e maias. Os maias desenvolveram um sistema matemático e astronômico bastante apurado.

Resposta: 20

Questão 4

Imigração ilegal na Europa
Entram discretamente pela porta dos fundos. Nunca serão multados, nem nunca vão atravessar a estrada com o sinal vermelho. Não querem chamar a atenção porque estão ilegais na Europa.
Seja na Itália ou na Espanha - a imigração ilegal chega à Europa diariamente através da costa. Esperam uma vida melhor, um emprego que abra novas perspectivas. Muitas vezes, a pressa termina em morte. Aqueles que sobrevivem estão vivendo à margem da sociedade.
Disponível em: http://www.euranet.eu/por/Dossier/Imigracao-ilegal-na-Europa [adaptado]
Acesso em: 19 set. 2011.
Sobre imigração, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
A crise econômica mundial, iniciada em 2008, contribuiu para a redução da perseguição, do preconceito e do controle sobre a imigração ilegal na Europa.

02.
A partir do século XIX, o Brasil recebeu grandes contingentes de imigrantes italianos e alemães, que trocaram uma vida de fartura na Europa para trabalhar nas fazendas de café do Sudeste.

04.
Em Santa Catarina, a imigração europeia ocorrida no século XIX esteve predominantemente relacionada à substituição da mão de obra escrava nas fazendas de café da região.

08.
Em função de denúncias de maus tratos aos imigrantes europeus nas fazendas de café de São Paulo, a Prússia proibiu oficialmente a emigração para o Brasil através do Rescrito de Heydt (1859).

16.
A imigração italiana para Santa Catarina ganhou impulso a partir da década de 1870, com a fundação de novos empreendimentos coloniais e com a criação de núcleos de italianos em antigas colônias, como Brusque e Blumenau.

32.
Grande parte dos imigrantes ilegais que procuram a Europa na atualidade são originários de antigas colônias na África, dominadas e exploradas pela política imperialista das potências europeias no século XIX.

Resposta: 56

Questão 5

Rio sedia em 2012 conferência da ONU para decidir destino da preservação do planeta
Na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Rio, em 1992, a comunidade internacional optou pelo respeito à biodiversidade e pela retirada de populações da linha de pobreza. Um discurso esperançoso, que, na prática, pouco ecoou. Vinte anos depois, de 4 a 6 de junho de 2012, a ONU fará novamente uma grande conferência no Rio, para discutir a mesma encruzilhada. E, mais uma vez, o Rio será a capital mundial do meio ambiente.
Disponível em:
Acesso em: 24 maio 2011.
Sobre as questões ambientais, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
A Conferência de Estocolmo em 1972 foi o primeiro grande encontro do gênero que discutiu a responsabilidade dos humanos sobre a conservação de seu meio e definiu a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

02.
A revolução verde dos anos 1960 e 1970 foi um movimento popular de combate ao uso abusivo de agrotóxicos e pela defesa da produção de alimentos orgânicos em grande escala.

04.
O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo para os países em desenvolvimento. Porém, apesar da pressão de potências como os Estados Unidos, Alemanha e Japão, a maior parte dos países em desenvolvimento recusou-se a assinar o tratado na Conferência de Copenhagen em 2009.

08.
O seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, transformou-se em um símbolo internacional de defesa da preservação da Amazônia e ainda hoje é lembrado por sua luta em favor do meio ambiente. Foi, inclusive, homenageado com a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

16.
A Constituição Brasileira de 1988 foi duramente criticada pelos movimentos ambientalistas do Brasil e do mundo por não incluir em seu texto leis dedicadas à redução dos impactos ambientais e à preservação do meio ambiente no país.
32.
A destruição de grandes áreas da mata atlântica brasileira iniciou junto ao processo de industrialização do Brasil nos anos 1960, tendo sido a mata até então preservada pela prática de uma agricultura sustentável.

Resposta: 09

Questão 6
O legítimo sertanejo, explorador dos desertos, não tem em geral família. Enquanto moço, o seu fim único é devassar terras, pisar campos onde ninguém antes pusera pé, vadear rios desconhecidos, despontar cabeceiras e furar matas que descobridor algum até então haja varado.
TAUNAY, Visconde de. Inocência. São Paulo : FTD, 1992. p.30.
A figura do homem que adentra o território está presente em vários momentos na História do Brasil. Sobre este tema, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
Os tropeiros se dedicavam ao comércio de gado, cavalos e burros, e viajavam principalmente entre Rio Grande do Sul e São Paulo.

02.
As expedições dos bandeirantes paulistas em busca de metais preciosos contribuíram para o desbravamento do interior brasileiro, porém também contribuíram para o extermínio de populações nativas.

04.
Apesar de pertencer ao caminho das tropas, Santa Catarina não recebeu influências das atividades tropeiras.

08.
Os caminhos por onde passaram bandeirantes e tropeiros acabaram sendo abandonados e esquecidos.

16.
A produção da borracha, no século XIX, estimulou a entrada na mata em busca dos seringais, contribuindo para o desbravamento do interior do Brasil.
Resposta: 19

Questão 7
Sobre os artistas, cientistas, viajantes e exploradores europeus presentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
Desde o século XVI, os europeus deixaram registros sobre suas experiências nas Américas através de textos, gravuras e desenhos.

02.
Hans Staden teve contato com os tupinambás no Rio de Janeiro, deixando o relato de suas memórias, onde elogia as práticas culturais destes indígenas.

04.
Jean de Léry descreveu positivamente os índios tupinambás, que, no século XVI, favoreciam a presença francesa no Brasil.

08.
O Brasil recebeu influência de pesquisadores europeus ao longo do século XIX. O naturalista Fritz Müller e Charles Darwin, por exemplo, trocaram correspondências sobre suas pesquisas.

16.
Debret, desenhista e pintor francês, se interessava exclusivamente em retratar os hábitos e a gente de origem europeia que habitava o Brasil.

32.
No século XIX, Auguste Saint-Hilaire viajou pelo Brasil, descrevendo a escravidão existente no território.

Resposta: 45

 Questão 8
Nos intervalos entre sessões de tortura, deixavam-me pendurado pelos braços em ganchos fixos à parede do calabouço onde me atiravam.
Algumas vezes me jogavam sobre a mesa de tortura e me esticavam, amarrando pés e mãos a algum instrumento que não posso descrever porque não vi, mas que me produzia a sensação de que iam arrancar-me partes do corpo.
NUNCA MAIS: INFORME SOBRE O DESAPARECIMENTO DE PESSOAS NA ARGENTINA. Porto Alegre: L&PM, 1984. p.17-18.
Sobre as ditaduras militares latino-americanas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
Nos anos 1970, os governos do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia chegaram a fazer um acordo de cooperação mútua, a chamada operação condor, com o objetivo de reprimir em conjunto os regimes ditatoriais implantados por meio de golpes militares na América Latina.

02.
Durante os anos 1970, a ditadura do general cubano Fidel Castro defendia a política do big stick, caracterizada por dar apoio bélico e influenciar ideologicamente os diversos governos militares latino-americanos.

04.
No Chile, em 11 de setembro de 1973, um golpe militar chefiado pelo general Augusto Pinochet derrubou o governo do presidente socialista Salvador Allende, que morreu no Palácio La Moneda.

08.
Na Argentina, a derrota para os britânicos na Guerra das Malvinas (1982), somada à crescente crise inflacionária e aos movimentos populares contra a repressão militar, causou a queda de uma das mais violentas ditaduras latino-americanas.

16.
No contexto da Guerra Fria, as ditaduras militares latino-americanas estavam claramente alinhadas ao bloco capitalista liderado pela União Soviética.

32.
São características que as ditaduras latino-americanas tiveram em comum: o autoritarismo, a censura, o nacionalismo e a violenta repressão que deixou milhares de mortos e desaparecidos.

Resposta: 44

Questão 9
Desci com três caminhões e os outros ficaram lá em cima perto de Jequié. O Altair e o Zito desceram comigo. Os outros ficaram trabalhando num resto de serviço. Eu tinha descido achando bonita a estrada. Quando chegava naquelas retas, muitas vezes me lembrava de como tinha sido feita, e até o nome do pessoal que havia estado conosco, e dos engenheiros, e onde tinham ficado as barracas ou o escritório da Companhia.
FRANÇA JÚNIOR, Oswaldo. Jorge, um Brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 95.
Sobre os meios de transportes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
A rodovia Transamazônica faz parte de um conjunto de “obras faraônicas” projetadas e finalizadas durante a ditadura militar brasileira.

02.
A implantação da rede ferroviária brasileira foi estimulada pelo crescimento da economia cafeeira durante o século XIX e suas primeiras linhas ligavam as regiões produtoras de São Paulo ao porto de Santos.

04.
O transporte marítimo brasileiro ganhou novo impulso nos últimos anos com a construção de novos terminais portuários e com a ampliação dos investimentos na indústria naval.

08.
A rodovia BR 101, uma das mais importantes do país, corta o território nacional de leste a oeste, ligando diretamente os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.

16.
Os portos de Laguna, Itajaí e São Francisco do Sul são os mais importantes de Santa Catarina em movimentação de cargas e passageiros.

32.
A consolidação da indústria automobilística brasileira ocorreu no governo Getúlio Vargas como parte da política nacionalista defendida pelo ex-presidente.

Resposta: 06

Questão 10
Seu amigo aparecia de repente, folhas de papel e lápis numa pasta de couro, ouvido atento e mão incansável. As pessoas falavam do que sabiam, tinham visto ou ouvido; conversas antigas de feitiços e festas, das andanças de bruxas, ah, quantas bruxas! Em arrancos de medo, histórias fantásticas surgiam, juradas como verdade, garantidas pelo testemunho do narrador. Aconteceu comigo...Foi com meu pai...O amigo ajeitava os óculos, fazia perguntas, anotações. Com ele Onofre aprendeu sobre o mar e o mundo. A valorizar o chão onde brota o garapuvu, que oferece beleza e utilidade, nos barcos que não afundam. A lutar para que o passado permaneça na memória dos jovens; para que a ilha não se torne embruxada pelo capitalismo e pelos gananciosos.
CARDOZO, F. J.; MIGUEL, S. (org). 13 Cascaes. Florianópolis: Fundação Cultural de Florianópolis, 2008. p. 66.
Sobre Franklin Cascaes e Florianópolis, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
Oriundo de família católica, Cascaes sempre procurou se afastar do imaginário “bruxólico” da Ilha, dedicando-se a esculpir bonecos de presépio, conforme o desejo de seu pai.

02.
O trecho acima faz referência a Franklin Cascaes, que se aprofundou no estudo das manifestações culturais açorianas por serem as únicas presentes em Florianópolis.

04.
As bruxas faziam parte do imaginário medieval europeu e seu perfil geralmente era o de mulheres ligadas a crenças consideradas pagãs ou não aceitas pela Igreja Católica.

08.
A criação de instituições como a UFSC e a ELETROSUL atraiu novos moradores para Florianópolis, sendo uma das causas da crescente especulação imobiliária na cidade.

16.
As benzedeiras faziam parte do imaginário de Florianópolis, mas logo desapareceram da cidade quando os médicos se instalaram na Ilha.

32.
A celebração da Festa do Divino é uma manifestação religiosa de origem italiana, que se espalhou por diversas comunidades com o grande fluxo de imigração europeia do século XIX.

Resposta: 12

Ufsc 2011

 Questão 01
 Leia o texto abaixo com atenção. Nossa forma de governo não se baseia nas instituições dos povos vizinhos. Não imitamos os outros. Servimos de modelo para eles. Somos uma democracia porque a administração pública depende da maioria, e não de poucos. Nessa democracia, todos os cidadãos são iguais perante as leis para resolver os conflitos particulares. Mas quando se trata de escolher um cidadão para a vida pública, o talento e o mérito reconhecidos em cada um dão acesso aos postos mais honrosos. [...] Usamos a riqueza como um instrumento para agir, e não como motivo de orgulho e ostentação. Entre nós, a pobreza não é causa de vergonha. Vergonhoso é não fazer o possível para evitá-la. Todo o cidadão tem o direito de cuidar de sua vida particular e de seus negócios privados. Mas aquele que não manifestar interesse pela política, pela vida pública, é considerado um inútil. Em resumo, digo que nossa cidade é uma escola para toda Hélade, e cada cidadão ateniense, por suas características, mostra-se capaz de realizar as mais variadas formas de atividade. TUCÍDEDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília/São Paulo: UnB/Hucitec, 1986, cap. 37-41, Livro II.
Com base neste texto do historiador ateniense Tucídedes e sobre história antiga ocidental, é CORRETO afirmar que:
01. Atenas era considerada um modelo de cidade para todo o Império Romano.

02. pobreza e riqueza não podiam existir paralelamente na cidade de Atenas, razão pela qual devia haver um esforço para evitar a pobreza.

04. o texto evidencia que todos os cidadãos deviam interessar-se por política para não serem considerados inúteis.

08. a mobilização em busca de riqueza era mais importante para a democracia do que o debate político, visto que a riqueza era “... um instrumento para agir.”

16. os postos administrativos de destaque na cidade de Atenas estavam vinculados à quantidade de bens que o cidadão ateniense possuía.

32. de acordo com Tucídedes, os povos vizinhos de Atenas eram seus imitadores. Podemos concluir que, dada à proximidade geográfica, Esparta adotou este modelo.

64. a riqueza mencionada por Tucídedes era vista como ingrediente necessário para projetar a cidade de Atenas no cenário do mundo antigo.

Resposta: 68

Questão 02
Leia o texto abaixo com atenção. No século XVIII os limites territoriais entre as áreas coloniais portuguesas e espanholas na América ainda eram imprecisos e, apesar dos diferentes acordos assinados, houve conflitos entre os reinos ibéricos. Os lusitanos avançaram no território espanhol e incorporaram áreas que atualmente fazem parte da região sul do Brasil, atitude que desagradou as autoridades espanholas. Diante da situação, portugueses e espanhóis assinaram o Tratado de Santo Ildefonso, em 1777. Sobre o referido Tratado, é CORRETO afirmar que:

 01. reafirmava os limites estabelecidos pelo Tratado de Madrid e as formas de demarcação dos mesmos.

02. estabelecia as normas do processo de permuta entre a Colônia do Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões, que passaram a pertencer a Portugal.

04. foi vantajoso para os lusitanos pois, além de manter o controle sobre a Colônia do Sacramento, agregava a região dos Sete Povos das Missões.

08. ao firmar o tratado, os portugueses perderam a Colônia do Sacramento e a área dos Sete Povos das Missões.

16. tinha como objetivos estabelecer a paz e limites mais precisos entre as áreas pertencentes a Espanha e Portugal.

32. as demarcações realizadas tornaram os limites entre os territórios espanhóis e portugueses mais precisos e restabeleceram a paz entre os reinos.

Resposta: 24

Questão 03

Sobre a história da utilização de energia no Brasil, é CORRETO afirmar que:

01. na década de setenta o mercado automotivo brasileiro recebia os primeiros carros movidos a álcool.

02. as primeiras descobertas de reservas petrolíferas nas rochas da camada pré-sal ocorreram no litoral brasileiro e foram anunciadas na primeira década do século XXI.

04. a Itaipu Binacional, que entrou em operação na década de setenta, fornece mais da metade da energia elétrica consumida no Brasil.

08. Florianópolis foi a cidade brasileira pioneira na utilização de energia elétrica com a inauguração da usina Rita Maria no século XIX.

16. os poços de petróleo descobertos no território nacional na década de quarenta transformaram, a partir de então, o Brasil num país autossuficiente em petróleo.

32. entre os séculos XVI e XIX utilizava-se no Brasil somente a energia hidráulica.

Resposta: 03

Questão 04
Leia o texto abaixo com atenção. Durante cinco anos, a partir de 1865, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai envolveram-se em um conflito armado com resultados trágicos para todos os participantes [...]. Alguns historiadores se referem às consequências da Guerra do Paraguai com a expressão genocídio americano. MURARO, V. F. História de Santa Catarina para ler e contar. Florianópolis: Cuca Fresca, 2003. p. 68. Com base no texto e sobre a Guerra do Paraguai, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. As forças militares do Brasil, Argentina e Uruguai, numericamente superiores, encontraram pouca resistência das tropas paraguaias para detê-las.

02. As causas da guerra foram econômicas, pois o Paraguai do século XIX era a maior potência da região porque tinha acesso privilegiado a vários portos marítimos.

04. O Batalhão dos Voluntários da Pátria foi reforçado com o recrutamento de escravos e imigrantes alemães.

08. Durante a Guerra do Paraguai, as forças navais paraguaias invadiram o porto de Laguna em busca de víveres.

16. Ao acolher os feridos nas batalhas, áreas da cidade do Desterro foram contaminadas e, a partir de então, as epidemias se tornaram frequentes na Ilha de Santa Catarina.

32. Declarada a guerra, Santa Catarina, por sua posição estratégica, serviu de base de operações das tropas brasileiras.

Resposta: 36

Questão 05

Na última Copa do Mundo, na África do Sul, a mídia rendeu tributo a Nelson Mandela. Em relação a Mandela e sobre a África do Sul, é CORRETO afirmar que:

 01. a liderança de Mandela foi fundamental para combater o apartheid na África do Sul.

02. Mandela não conseguiu combater o apartheid, visto que ficou preso mais de 20 anos numa prisão em Soweto.

04. Mandela iniciou a política do apartheid na África do Sul, a qual se expandiu por todo o continente africano.

08. a África do Sul notabilizou-se por ser um dos maiores produtores de diamantes do mundo.

16. o apartheid foi uma política adotada por Mandela que reivindicava a ascensão dos negros aos cargos políticos na África do Sul.

32. a África do Sul foi palco da Guerra dos Bôeres, na qual os grupos étnicos locais, Utus e Tutsis, entraram em guerra fratricida.

Resposta: 09

Questão 06
A produção e a comercialização do açúcar foi uma das principais bases econômicas da colonização portuguesa no Brasil. Sobre este tema, é CORRETO afirmar que:

 01. a grande quantidade de açúcar produzido no Brasil no período colonial tornava este produto pouco competitivo no mercado internacional, razão pela qual foi substituído pelo café como principal produto de exportação.

02. as tentativas de ocupação francesa e depois holandesa, no Brasil, ocorreram, em primeiro lugar, em função das descobertas de minas de ouro no interior e, em segundo, devido à produção de açúcar no litoral.

04. a organização social das áreas canavieiras do Brasil gerou uma sociedade escravista em torno do complexo “casa grande e senzala”. Dessa forma, ao contrário da Europa, o Brasil não conheceu uma sociedade aristocrática.

08. a política mercantilista propunha a independência e a emancipação das colônias, o que causou profunda crise no sistema colonial português.

16. o interesse dos portugueses em produzir açúcar no Brasil estava relacionado aos conhecimentos que estes acumularam por várias décadas com o cultivo da cana e a fabricação de açúcar nas ilhas atlânticas sob seu domínio.

32. para desenvolver a economia açucareira, Portugal precisou recorrer a banqueiros e mercadores holandeses, os quais financiavam a instalação de engenhos, a aquisição de escravos, o transporte e a distribuição do produto na Europa.

Resposta: 48

Questão 07

Em relação à história de Santa Catarina, é CORRETO afirmar que:

01. durante a Revolução Federalista muitas lideranças políticas foram executadas na Ilha de Anhatomirim.

02. na história da arte destaca-se Victor Meirelles, autor do conhecido quadro “A Primeira Missa no Brasil”.

04. as indústrias alimentícias e o agronegócio se consolidaram em Santa Catarina, especialmente através da contribuição do latifúndio.

08. durante o governo Vargas, as colônias alemãs e italianas experimentaram expressiva consolidação em função do apoio dado pelo Estado Novo.

16. o político Nereu Ramos destacou-se no cenário nacional, colocando-se abertamente ao lado dos imigrantes alemães e seus descendentes.

32. considerando a sua pequena extensão territorial, a economia extrativista da madeira e da erva-mate foi inexpressiva para a economia catarinense.

64. a Oktoberfest de Blumenau tornou-se forte destino turístico, especialmente após a grande enchente de 1983 no vale do Itajaí-Açu.

Resposta: 67

Questão 08

Alta fertilidade humana, forte seleção biológica e ausência de oportunidades de emprego para os sem-terra teriam que ocasionar o apelo à migração numa desesperada luta pela sobrevivência. Assim, a grande região seca brasileira passou a ter o papel histórico de fornecer mão de obra barata para quase todas as outras regiões detentoras de algum potencial de emprego. Nordestinos de todos os recantos mobilizaram-se nas mais variadas direções, seguindo a vaga de cada época. Para a Amazônia, nos fins do século passado e início do atual. Para São Paulo, desde a década de 1930. Para Brasília, nos anos 60. Para o norte do Paraná e São Paulo, por todo o tempo, sobretudo depois da construção da estrada Rio-Bahia. Finalmente, para o norte de Goiás, às margens da Belém-Brasília, a Transamazônica e, para o sul do Pará, nos anos 70. AB‟SABER, Aziz Nacib. Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida. Revista Estudos Avançados. São Paulo: IEA/USP, n. 36, p. 26-7, maio/ago. 1999. Com base no texto acima e sobre a migração no Brasil, é CORRETO afirmar que:

 01. a modernização da agricultura no Brasil, com seguidas quebras de recordes de produção, tem exigido mais trabalhadores no campo, freando, assim, os movimentos migratórios para as cidades.

02. a “indústria da seca” é uma expressão relacionada com a transferência de volumosos recursos públicos para as áreas afetadas pela seca no Nordeste, mas que não resolvem o problema da população atingida. Ao contrário, favorecem empreendedores que enriquecem com a referida indústria.
04. a partir dos anos 70, em função dos grandes investimentos governamentais no Nordeste, foi possível barrar os fluxos migratórios e, hoje, não se verifica mais migração de nordestinos para outras regiões do Brasil.

08. o norte do Paraná atraiu imigrantes nordestinos com mais intensidade nos anos 60, motivados pela cultura da soja, a qual exigia grande volume de mão de obra.

16. fenômenos climáticos e ambientais conseguem interferir na história humana, originando movimentos migratórios e mudando o perfil de muitas comunidades.

 32. a transposição das águas do rio São Francisco é atualmente uma das maiores obras e visa, basicamente, regularizar o regime de águas, revitalizando o rio, com vistas a recompor seu equilíbrio ecológico.

Resposta: 18

Questão 09

A Anti-Slavery Internacional, organização não-governamental que atua no combate à escravidão no mundo contemporâneo, considerava que cerca de 25 milhões de pessoas eram vítimas do trabalho escravo em 2003. Dentre essas pessoas haveria trabalho infantil, exploração sexual e trabalhadores escravizados por dívida. Nesse mesmo ano, conforme a Comissão Pastoral da Terra (CPT), aproximadamente 25 mil pessoas estariam vivendo nessas condições no Brasil. CATELLI JUNIOR, Roberto. História – Texto e Contexto. São Paulo: Editora Scipione, 2007. p. 268. Sobre o tema escravidão, é CORRETO afirmar que:

01. no Brasil do século XXI ainda existem pessoas que vivem em condições de escravidão, tanto em grandes fazendas quanto no meio urbano.

02. dada à tradição de liberdade, a população indígena no Brasil nunca pode ser submetida à escravidão, optando-se, então, pela compra de negros da África.

04. a partir de 1888, com a Lei Áurea, foram criadas condições especiais para que os libertos pudessem ingressar no mercado de trabalho, especialmente no meio rural com a distribuição de terra a ex-escravos.

08. em função das políticas de inclusão adotadas no Brasil nos últimos anos, as diferenças salariais desapareceram quando comparados os salários entre brancos e negros.

16. hoje, a escravidão existente se relaciona diretamente a preconceitos étnicos e de cor, não tendo nenhuma relação com as condições sociais e a distribuição de renda.

32. conflitos entre as várias tribos no continente africano fizeram com que negros escravizassem outros negros, vendendo-os como mercadorias.

Resposta: 33

Questão 10


Disponível em: www.beneti.com.br/?p=29 Acesso em: 23 nov. 2010. O quadro acima reproduzido – Guernica – de Pablo Picasso, datado de 1937, representa o bombardeio da força aérea alemã à pequena cidade de Guernica. Em relação ao período entre as duas guerras mundiais (1919-1939), é CORRETO afirmar que:

01. foi um período de fortalecimento das ideias democráticas e liberais no ocidente.

02. as diversas dificuldades que surgiram após o término da Ia Guerra, o avanço das ideias socialistas como reflexo da Revolução Russa (1917) e a crise do capitalismo internacional favoreceram o avanço de ideias e partidos totalitários.
04. forças militares alemãs testaram suas novas armas na Espanha, combatendo a favor das tropas do General Francisco Franco.

08. nazismo e fascismo foram ideologias antagônicas que se formaram na Europa no período entre guerras.

16. as ideias republicanas foram vitoriosas em alguns países, com destaque para Portugal.

32. os sindicatos de trabalhadores, urbanos ou rurais, experimentaram importantes vitórias políticas nos países ibéricos.

Resposta: 06

Ufsc 2010

 Questão 01

Entre os pobres muitos se dirigem a terras estranhas, vendidos e cobertos de correntes [...].
Quantos dos que tinham sido vendidos, uns injustamente, outros com justiça, fiz voltar para Atenas, sua pátria, fundada pelos deuses [...].
Dei liberdade a outros que, aqui mesmo (em Atenas), sofriam servidão indigna e tremiam diante do humor dos patrões.
Eis o que realizei, graças à soberania da lei, fazendo com que a força e a justiça agissem concordemente.
Sólon, Elegias. Apud HOLANDA, S. Buarque de. História da Civilização. 6. ed. São Paulo: Nacional, 1979. p. 58.

 Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre a sociedade e a democracia ateniense, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

 01. Na experiência democrática vivida pelos atenienses durante o período helenístico, a escravidão foi eliminada através da legislação elaborada por Sólon, sobrevivendo apenas a servidão voluntária.

02. As leis de Sólon, consideradas avançadas para a época da sua promulgação, admitiam a escravização dos endividados ou filhos de escravos, pois a perda de direitos individuais não feria os princípios da democracia ateniense.

04. Na sociedade ateniense, as três principais classes sociais eram representadas por: cidadãos nobres, homens livres nascidos de pai e mãe ateniense; metecos, estrangeiros autorizados a viver na Ática; e escravos, prisioneiros de guerra ou filhos de escravos.

08. Drácon publicou as primeiras leis escritas em Atenas e com elas reforçou o direito dos nobres de interpretar as leis segundo as próprias conveniências, dando origem à tirania e ao adjetivo “draconiano”, que significa severo, rígido.

16. As manifestações de descontentamento com as leis de Drácon fez com que a administração de Atenas fosse confiada ao arconte Sólon, que realizou importantes reformas: proibiu a escravização de pessoas endividadas e perdoou as dívidas dos pequenos lavradores, devolvendo-lhes as terras perdidas.

32. As reformas implantadas por Sólon foram rechaçadas pelos tiranos, nobres empobrecidos pelas decisões democráticas, tomadas em praça pública e com a participação de toda a população de Atenas.

Resposta: 20

Questão 02

Durante muitos séculos a Idade Média foi considerada um período de trevas, "Noite de mil anos", no qual o mundo teria vivenciado uma longa fase de decadência científica, social e cultural. Porém, um número significativo de estudos históricos e publicações do século XX revelam que a Idade Média, como outros períodos da história da humanidade, representa uma etapa na qual houve crise, mas também desenvolvimento científico, social e cultural.
Em relação à cultura medieval europeia, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A partir do século XII, predominou no ensino da Europa Ocidental o trivium, em que se ensinava gramática, retórica e lógica, e o quadrivium, voltado para preparar o aluno em aritmética, geometria, astronomia e música.

02. Santo Agostinho, autor de Confissões e Cidade de Deus, dedicou-se à elaboração de uma síntese da filosofia platônica e da doutrina cristã. A natureza humana seria, por essência, corrompida. Na fé em Deus, Agostinho localizava a possibilidade de remissão e salvação eterna.
04. Entre as obras literárias mais conhecidas da Idade Média destacaram-se a Canção de Rolando, Poema de Cid e a Divina Comédia, um poema no qual Dante Alighieri relata sua viagem ao Inferno, Purgatório e ao Paraíso.

08. As fortificações militares constituem as mais eloquentes e originais manifestações da arquitetura medieval. Nelas predomina os estilos barroco, românico e gótico. Os cuidados estéticos revelam a preocupação dos senhores feudais e do clero em tornar as defesas militares espaços simbólicos, representando "as fortalezas de Deus".

16. Durante a Idade Média, as ciências e a tecnologia conheceram um desenvolvimento que pode ser considerado insignificante, pois o clero reagia com violência a qualquer manifestação científica, tida como ameaçadora das verdades reveladas na Bíblia.

Resposta: 07

Questão 03
Na década de 1920, política, economia e cultura andaram muito próximas no Brasil e cada uma, a seu modo, propunha mudanças para o país.
Sobre este período, é CORRETO afirmar que:

01. a Semana de Arte Moderna, em 1922, procurou evidenciar uma arte com raízes brasileiras e de compromisso com a nacionalidade, tendo expoentes intelectuais como Mário de Andrade e Di Cavalcanti, entre outros.

02. na política destacou-se o movimento tenentista, que procurava manter a ordem oligárquica através de várias revoltas, apoiando militarmente a República Velha.

04. o Cap. Luís Carlos Prestes organizou uma coluna de combatentes, que percorreu o interior do Brasil em uma longa marcha, pregando a destituição do governo golpista de Getúlio Vargas.

08. a economia dependia basicamente da exportação do café. No entanto, o mercado internacional não absorvia a superprodução brasileira, quadro agravado com a quebra da Bolsa de Nova York, que paralisou o comércio, afetando profundamente a cafeicultura nacional.

16. foi notório o processo de industrialização e urbanização do Brasil, o que facilitou a formação de novos grupos sociais, tais como a burguesia industrial, a classe média urbana e o operariado. Os capitais acumulados com a atividade cafeeira foram investidos no setor industrial, cujo marco significativo foi a criação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Resposta: 25

Questão 04

Sobre acontecimentos históricos ocorridos no sul do Brasil, é CORRETO afirmar que:

01. no processo de ocupação de terras e formação de colônias no século XIX, destacam-se numericamente os empreendimentos privados, tais como a Colônia Blumenau (SC) e São Leopoldo (RS).

02. no século XVIII, em função dos vários conflitos em torno das fronteiras no sul do continente americano, a Ilha de Santa Catarina chegou a ser dominada por algum tempo por tropas espanholas.

04. a pesca da baleia, tão combatida nos dias atuais por movimentos ambientalistas como o Green Peace, foi uma atividade econômica importante no litoral de Santa Catarina, na segunda metade do século XVIII, originando as várias “armações” ao longo da costa catarinense.

08. na história do sul do Brasil os caminhos de tropas ocupam lugar de destaque, visto que ao longo destes caminhos foram fundados vários povoados, hoje cidades, tais como Vacaria, Lages, Curitiba e São Francisco do Sul.

16. em Santa Catarina podemos associar várias etnias e suas respectivas atividades econômicas, assim distribuídas: os açorianos e luso-brasileiros dedicaram-se à indústria no norte do estado; os alemães aos serviços e ao comércio no litoral; os italianos e poloneses à criação de gado na região do planalto; os descendentes de alemães e de italianos, vindos do Rio Grande do Sul, à agricultura no oeste de Santa Catarina.

32. no contexto da economia extrativa, durante muitos anos, a madeira foi importante item na pauta de exportação catarinense. O mesmo não pode ser dito em relação à erva-mate que teve apenas um papel na economia interna, sendo irrelevante como produto de exportação.

Resposta: 06

Questão 05

Os africanos foram trazidos do chamado continente negro para o Brasil em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravos, na sua grande maioria jovens do sexo masculino.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo,1995. p. 51.

Sobre a escravidão no Brasil, é CORRETO afirmar que:

01. o Quilombo dos Palmares, organizado no interior do atual Estado de Alagoas, é considerado o mais importante do período colonial e foi liderado por Zumbi.

02. o dia da consciência negra celebra a assinatura da Lei Áurea no século XIX, que proclamou a liberdade dos escravos.

04. aos escravos só restava a rebeldia como forma de reação, a qual se manifestava através do assassinato de feitores, das fugas e até do suicídio. Não havia qualquer forma de negociação com vistas a melhores condições de vida por parte dos negros.

08. eram chamados quilombos os espaços determinados para alojar os escravos destinados ao comércio e foram fundamentais na estrutura produtiva dos engenhos de açúcar.

16. no continente africano os vários povos estavam divididos em etnias organizadas em tribos, clãs e reinos. Apesar desta divisão, a unidade desses povos foi uma forma de resistirem à escravidão e não serem transformados em mercadoria.

32. a Constituição de 1988 afirma que “cabe aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando suas terras o reconhecimento da propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos definitivos”. Este artigo da Constituição solucionou a “questão quilombola” no Brasil.

64. através das obras do pintor e desenhista alemão Johan Moritz Rugendas, é possível conhecer aspectos do cotidiano da escravidão. Ele aqui esteve no século XIX e deixou preciosa fonte iconográfica sobre a vida no Brasil.

Resposta: 65

Questão 06

Sobre a industrialização no mundo, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Na tentativa de solucionar os problemas sociais, gerados pela Revolução Industrial, alguns pensadores desenvolveram teorias como o socialismo utópico, o socialismo científico e o socialismo cristão.

02. O rápido desenvolvimento industrial trouxe a melhoria das condições de vida de um número representativo de trabalhadores. Porém, as greves e a destruição de máquinas, que reuniam número significativo de baderneiros e comunistas, convenceram os capitalistas das vantagens do socialismo.

04. Os sindicatos, as leis de amparo aos trabalhadores, a limitação das horas de trabalho, a fixação de salários mínimos e a proibição do trabalho das crianças foram medidas que eliminaram os problemas sociais gerados pela industrialização na Europa.

08. A Revolução Industrial na Inglaterra, inspirada nos princípios do Liberalismo Econômico, permitiu a instalação de um modelo econômico justo e democrático, no qual as relações entre patrões e operários, coordenadas pelos sindicatos, se tornaram harmoniosas.

16. Nas regiões que vivenciaram os efeitos da Revolução Industrial houve deslocamento de camponeses para as cidades. Surgia assim o grupo social denominado proletariado, que nas cidades encontraria condições de vida adequadas para viver e educar seus filhos.

32. No Brasil a industrialização somente ocorreu no século XX, através de um processo de substituição de importações. A procura de produtos industrializados era maior que a oferta e a indústria nacional foi incentivada a aumentar a produção a fim de atender o mercado interno.

Resposta: 33

Questão 07

No processo de conquista da América pelos europeus, a resistência indígena foi uma realidade percebida em todo o continente.
Sobre este tema, é CORRETO afirmar que:

01. em vários países hispânicos, como Peru, Bolívia e México, a sobrevivência de línguas indígenas pode ser entendida como forma de resistência.

02. no período da conquista europeia da América, os povos indígenas do continente, com o objetivo de expulsar o invasor, formaram uma unidade que superou conflitos tribais.

04. a presença da Igreja, especialmente através de várias ordens religiosas, dificultou a conquista da América pelos europeus, visto que estas ordens organizaram a população indígena para a resistência.

08. ao organizarem o sistema colonial, baseado inicialmente na exploração de ouro e prata, os espanhóis deslocaram grandes contingentes de populações indígenas para o trabalho compulsório, o que comprometeu a produção de alimentos, gerando fome e facilitando a conquista.

16. visando conquistar o interior do Brasil ainda desconhecido, os portugueses organizaram o movimento bandeirantista, que tinha a função de aprisionar e escravizar populações indígenas, prática que contou com o apoio dos jesuítas.

32. a escravidão indígena revelou-se eficaz nas áreas da grande lavoura de exportação, especialmente devido a fatores tais como: presença em massa de tribos nas áreas litorâneas; adaptação ao regime de trabalho agrícola; pouco valor dos índios cativos, dado o seu grande número.

Resposta: 09

Questão 08

Em novembro de 2009, comemorou-se de várias formas os 20 anos da queda do muro de Berlim.
Em relação a este tema, é CORRETO afirmar que:

01. tratava-se de uma divisão simbólica entre dois blocos ideológicos, o socialismo e o capitalismo, separados por uma profunda e irreconciliável divisão no campo das ideias, comparada, por isso, a um muro.

02. o muro de Berlim foi levantado na capital alemã por determinação de Adolf Hitler, como demonstração de força do nazismo, para separar os judeus dos alemães.

04. foi construído por determinação das forças que compunham a OTAN, especialmente a Alemanha Oriental, tendo sido um resultado da guerra fria.

08. a queda do muro de Berlim foi uma necessidade que se impôs frente à nova configuração econômica da Europa, isto é, à constituição de um bloco de países que adotou o euro como moeda comum.

16. a sua construção foi motivada para conter a emigração de alemães orientais, em grande número, para o lado capitalista, especialmente de trabalhadores com alta qualificação profissional.

32. considerando que as potências aliadas na II Guerra Mundial decidiram dividir a Alemanha em quatro zonas de influência (norte-americana, soviética, inglesa e francesa), a queda do muro foi uma consequência inevitável.

64. o muro de Berlim dividiu a capital da Alemanha em área comunista e área capitalista, cabendo aos cidadãos decidirem em qual dos lados se estabelecer.

Resposta: 16

Questão 09

A perspectiva de que o petróleo pode ser o caminho para levar o Brasil ao patamar de uma grande potência econômica habita o imaginário coletivo desde o início do século XX. O escritor Monteiro Lobato foi um dos primeiros defensores da ideia. Nacionalista, ele montou uma empresa de pesquisa, perdeu tudo o que havia ganhado com a literatura e ainda acabou preso por ter criticado militares favoráveis à abertura da exploração de petróleo a estrangeiros.
VEJA. São Paulo: Abril, n. 36, edição 2129, p. 64, 9 set. 2009.

Com referência à questão do petróleo da qual também participou o escritor Monteiro Lobato, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. As iniciativas de Monteiro Lobato, que receberam apoio financeiro do governo Vargas, permitiram-lhe investir em companhias petrolíferas e pesquisas voltadas para a produção de álcool e biodiesel.

02. As discussões nacionalistas em relação ao petróleo tiveram resultados concretos, tais como a criação da Petrobras, que recentemente tornou o Brasil autossuficiente na produção petrolífera.

04. O sucesso editorial de Monteiro Lobato na área da literatura infantil foi resultado dos subsídios para explorar petróleo recebidos do governo de Getúlio Vargas durante o Estado Novo.

08. Monteiro Lobato tentou convencer a população e as autoridades que era preciso explorar o petróleo nacional para dar ao povo um padrão de vida à altura de suas necessidades.

16. Monteiro Lobato juntamente com economistas de sua época consideravam que o ferro e o petróleo formavam a base da prosperidade econômica dos norte-americanos e que poderiam, também, tornar-se a base da mesma prosperidade para o Brasil.

32. Monteiro Lobato recuperou os recursos perdidos na prospecção do petróleo, com a venda, ao governo, de um projeto de pesquisa que comprovava a existência de gás e petróleo na camada do Pré-Sal.

Resposta: 26

Questão 10

Sobre a Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso em 28 de agosto de 1979, e os debates que suscitou, é CORRETO afirmar que:

01. trinta anos depois de sancionada pelo general João Baptista Figueiredo, a Lei da Anistia atendeu os apelos da população brasileira ao processar e condenar os torturadores e reconhecer os direitos dos torturados, desaparecidos e mortos pelo regime militar.

02. a Lei da Anistia permitiu a volta ao país de milhares de exilados políticos. Os debates jurídicos continuam, pois há torturadores que nunca foram julgados. Alguns juristas defendem uma nova interpretação da lei, que permita o julgamento dos agentes do Estado que praticaram tortura e assassinato durante o regime militar.

04. o projeto apresentado no Congresso pela ARENA, partido que apoiava o regime militar, não atendia os interesses do MDB, partido de oposição. Este partido apresentou um substitutivo no qual não se previa a punição dos torturadores pois, sendo minoria, desejava aprovar o que considerava possível no momento.

08. os críticos de uma nova interpretação da Lei da Anistia afirmam que os crimes de tortura cometidos durante o regime militar prescreveram e a lei não pode ter efeito retroativo, exceto para os casos de morte comprovada.

16. durante o regime militar houve cassações de mandatos de opositores, extinção de partidos políticos, torturas, perda de cargos públicos e prisões por crimes políticos. A Lei da Anistia, sancionada pelo general Figueiredo, perdoava todos, exceto os torturadores.

32. Ulysses Guimarães, José Sarney, Paulo Salim Maluf e Luís Inácio Lula da Silva foram defensores de uma anistia "ampla, geral e irrestrita", e da revisão constante da Lei da Anistia.

Resposta: 06

Ufsc 2009

Questão 11

Leia o texto abaixo com atenção.
“A origem dos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga é freqüentemente associada à celebração do esporte e do culto à beleza estética humana, como se estes fossem seus objetivos principais. Fala-se pouco, porém, na intenção mística e fúnebre de saudar os mortos de cada cidade. […]
Tradicionalmente costuma-se afirmar que os primeiros Jogos foram realizados na Grécia
Antiga no ano 776 a.C., como uma importante celebração e tributo aos deuses, tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393 da era atual, por serem uma manifestação do paganismo.
Porém, em 1896, um aristocrata francês, o Barão de Coubertin, recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras Olimpíadas, que passaram a ser realizados de quatro em quatro anos desde então (como na tradição grega), tendo sido interrompidos apenas durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. […]”

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre os Jogos Olímpicos, assinale
a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O entrelaçamento dos Anéis, símbolo dos Jogos Olímpicos, representa os continentes conhecidos: América, Europa, Ásia, África, Oceania.

02. Os Jogos Olímpicos são eventos desportivos que ocorrem a cada quatro anos e que reúnem atletas de quase todos os países do mundo, competindo em categorias de desporto como Xadrez, Atletismo, Natação e Ginástica.

04. Além de celebrar os esportes e prestar tributo aos deuses, os Jogos Olímpicos representavam um culto à beleza e à coragem dos soldados nas guerras.

08. Entre os piores exemplos históricos da falta de espírito olímpico destacam-se: o massacre de Munique em 1972, em que membros da comitiva israelense foram mortos por extremistas palestinos, e os boicotes aos Jogos durante a Guerra Fria.

16. O presidente do Brasil, presente na abertura das Olimpíadas realizadas na China, em
2008, apresentou a cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e
Florianópolis como local das competições de esqui.

32. Em 1894 foi criado o Comitê Olímpico Internacional (COI), que decidiu organizar os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. Porém, os problemas financeiros enfrentados pela Grécia impediram a sua realização lá e eles foram transferidos para Buenos Aires.

Resposta: 09

Questão 12

Sobre o regime militar instalado no Brasil em 1964 e os desdobramentos históricos posteriores, é CORRETO afirmar que:

01. o país passou a viver em um regime democrático, no qual as grandes manifestações políticas eram incentivadas.

02. a vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970 foi utilizada pelo regime militar
na propaganda do governo. Slogans como “Este é um país que vai pra frente” e
“Ninguém segura este país” foram difundidos nesse momento.

04. o Brasil, em 1970, era governado por Tancredo Neves, o último presidente militar do país.

08. o ano de 1964 é conhecido pelo estabelecimento do pluripartidarismo, importante passo para a consolidação da democracia no Brasil durante o regime militar.

16. durante o governo Costa e Silva, em 1968, foi decretado o AI-5 (Ato Institucional no 5) que, entre outras decisões, estabeleceu o fechamento do Congresso Nacional.

32. no período ocorreu o chamado “milagre econômico brasileiro”, que favoreceu a classe média, possibilitando-lhe maior acesso ao consumo.

64. foi o período de construção da Rodovia Transamazônica, responsável pelo sucesso da integração entre o norte e o sul do Brasil.

Resposta: 50

Questão 13

Leia o texto abaixo com atenção.
“O roubo usurário é um pecado contra a justiça. […] Tomás de Aquino diz: […] Receber uma usura pelo dinheiro emprestado é em si injusto: pois se vende o que não existe  instaurando com isso manifestamente uma desigualdade contrária à justiça.”
LE GOFF, Jacques. A Bolsa e a Vida: Economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 27.

Com base no texto apresentado e nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões)
CORRETA(S) referente(s) à Idade Média.

01. A usura, considerada roubo e pecado durante a Idade Média, era uma prática permitida pela Igreja aos banqueiros, aos estrangeiros e aos agiotas.

02. Receber usura pelo dinheiro emprestado, além de ser prática injusta era também considerada pecaminosa.

04. Durante a Idade Média, a Igreja e os clérigos influenciavam a vida religiosa e econômica dos cristãos da sociedade feudal.

08. Os padres e bispos que atuaram durante o período medieval envolviam-se nas questões econômicas para manter o monopólio da Igreja sobre os empréstimos que envolviam usura.

16. Santo Tomás de Aquino considerava a usura um roubo e uma injustiça, porém, necessária e legítima quando praticada com moderação.

32. Durante a Idade Média, a proibição da usura, considerada roubo e pecado contra a justiça, provocou a falência de um número considerável de servos e banqueiros.

64. Os teólogos cristãos medievais e os clérigos recomendavam aos fiéis que, nas suas relações econômicas, agissem de acordo com os princípios cristãos.

Resposta: 70

Questão 14

No final do período moderno, a Europa passou por profundas mudanças em várias áreas.
Nesse contexto se insere o movimento cultural conhecido como Renascimento.
Em relação a este tema, examine as proposições abaixo e assinale a(s) CORRETA(S).

01. O Renascimento teve início na Península Itálica, centro de um ativo comércio no
Mediterrâneo.

02. A burguesia em ascensão nesse período, ávida por lucros, dedicou-se ao comércio, desprezando completamente a área cultural.

04. Uma das marcas mais significativas do Renascimento foi o racionalismo, o qual se expressava na convicção de que tudo poderia ser explicado pela observação objetiva da natureza e pelo exercício da razão.

08. Estão diretamente relacionados ao Renascimento expoentes como: Leonardo da Vinci,
Michelangelo Buonarotti, Albert Einstein e Nicolau Copérnico.

16. O Renascimento foi profundamente antropocêntrico, por entender que o ser humano era a obra mais perfeita do Criador. Dessa forma, a arte renascentista passou a valorizar a realidade da vida humana.

32. O Renascimento foi um movimento cultural que se limitou às artes plásticas, não atingindo a literatura.

Resposta: 21

Questão 15

Ao final da Segunda Guerra, muitas foram as negociações entre os vencedores e, nesse contexto, a Europa foi dividida em duas áreas: a parte oriental ficou sob a influência da então União Soviética, enquanto a parte ocidental, sob a influência norte-americana.
Em relação à Segunda Guerra e ao período que a sucedeu, é CORRETO afirmar que:

01. a “doutrina Trumann” foi colocada em prática visando à expansão da influência soviética.

02. os judeus não foram os únicos alvos de perseguição do nazismo: ciganos e socialistas, entre outros, também sofreram as atrocidades do regime.

04. a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi formada por um bloco de países que defendiam a ideologia comunista. Em contraposição a este bloco, os EUA lideraram a criação do Pacto de Varsóvia, cujo objetivo era ampliar os interesses capitalistas na
Europa.

08. visando a ajudar na recuperação dos países europeus, em grande medida devastados pela guerra, e para evitar a expansão do comunismo, foi elaborado o Plano Marshall, por meio do qual o governo norte-americano destinou bilhões de dólares para os países da Europa.

16. China e Inglaterra foram países que saíram fortalecidos desse conflito, estabelecendo, a partir de então, os dois pólos que redefiniriam a política mundial.

32. a entrada oficial dos EUA no conflito se deu em 1939, ocasião em que o “eixo” recebeu apoio na forma de armamentos ultramodernos.

Resposta: 10

Questão 16

Leia o texto abaixo com atenção.
“Se edificámos com eles as suas igrejas […], eles servem a Deus e a si, nós servimos a
Deus e a eles; mas não eles a nós. Se nos vêm buscar em uma canoa […], para os ir doutrinar por seu turno, ou para ir sacramentar os enfermos a qualquer hora do dia ou da noite, em distância de trinta, de quarenta, e de sessenta léguas, não nos vêm eles servir a nós, nós somos os que os imos servir a eles.” [sic]
VIEIRA, António. Obras completas do Padre António Vieira: Sermões. Porto: Lello & Irmão, 1959. p. 39.

Durante o ano de 2008, celebram-se os 400 anos do nascimento do padre Antônio Vieira, missionário jesuíta, pregador renomado e autor do fragmento acima citado.
Sobre o padre Antônio Vieira e a atuação dos jesuítas na América, é CORRETO afirmar que:

01. os missionários jesuítas, entre eles José de Anchieta, Manuel da Nóbrega e Antônio
Vieira, atuaram no Brasil, na tentativa de converter os povos indígenas ao Catolicismo.

02. os Aldeamentos e Reduções foram criados pelos missionários jesuítas no Brasil,
Paraguai e Argentina, como tentativas de escravização das comunidades indígenas.

04. a autonomia administrativa permitida aos jesuítas pelas autoridades da Espanha e de
Portugal possibilitou aos grupos aldeados e às Reduções um desenvolvimento pacífico e harmonioso até o século XX.

08. na América do Sul os jesuítas fundaram Aldeamentos, Reduções e Escolas, nos quais pretendiam educar os colonos e convencer os povos indígenas que a aceitação pacífica do trabalho escravo os tornaria dignos do Céu.

16. nas Reduções e Aldeamentos do Paraguai e do Brasil, além da evangelização, os jesuítas organizavam atividades artísticas, como a música e o teatro.

32. o padre Antônio Vieira, além de dedicar-se às atividades missionárias, atuou como pregador e publicou extensa obra, com destaque para os Sermões, que reúnem as suas pregações.

Resposta: 49

Questão 17

Leia o texto abaixo com atenção.
A fuga da família real portuguesa para o Brasil abriu o único período na história em que
um império colonial foi governado de fora da Europa. Em 1807, sob forte pressão britânica
e com o imperador francês Napoleão Bonaparte expandindo seu poder pelo continente,
Dom João 6o [sic], então príncipe regente de Portugal, decide transferir a sede do reino para o Rio de Janeiro. Apesar de planejada e debatida por muito tempo, a mudança se deu de modo atabalhoado e às pressas. Nem todos os que deveriam viajar conseguiram embarcar, e o mesmo aconteceu com parte da bagagem, incluindo os livros da biblioteca real, abandonados em caixotes. Quando a frota portuguesa partiu, amparada por navios ingleses, as tropas do general francês Junot se aproximavam de Lisboa.”
COLOMBO, Sylvia. Confronto e Calmaria. Folha de São Paulo, São Paulo, 2 mar. 2008. Especial, p. 2.

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a história ibérica, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O deslocamento da Família Real de Lisboa para o Brasil, em 1808, foi provocado pelas ameaças de invasão militar dos ingleses e a ingenuidade política do rei D. João VI, que assumiu o poder após a morte de sua mãe, D. Maria, a Louca.

02. A instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro, em 1808, transformou o Brasil no único exemplo da história ocidental em que um império colonial foi governado de fora da
Europa.

04. Durante o século XIX, pressionado pelos ingleses e com a invasão dos seus territórios pelas tropas francesas, o rei da Espanha decidiu seguir o exemplo de D. João VI e transferiu a sede do governo para Buenos Aires.

08. A viagem da corte portuguesa para o Brasil foi planejada desde 1807 e permitiu um transcurso direto, rápido e tranqüilo até o Rio de Janeiro, cidade que dispunha de alojamentos suficientes para hospedar um número superior a 10 mil nobres lusitanos.

16. A transferência da sede administrativa do reino português para o Rio de Janeiro exigiu a criação de instituições como o Banco do Brasil, a Imprensa Real e a Academia Militar.

32. Instalados no Rio de Janeiro, os nobres portugueses conviveram com epidemias de malária e ataques de pulgas e piolhos. A princesa Carlota Joaquina perdeu a vida ao contrair dengue hemorrágico, frustrando seu projeto de invasão da Argentina.

Resposta: 18

Questão 18

Em 2008 a colônia japonesa no Brasil comemorou seu centenário em terras brasileiras.
Em relação aos imigrantes japoneses no Brasil, é CORRETO afirmar que:

01. chegaram ao Brasil em 1908, numa época em que o governo brasileiro se empenhava na política de valorização do café e no estímulo à imigração.

02. os imigrantes japoneses fixaram-se majoritariamente no estado de São Paulo, dedicando-se principalmente à indústria, que dava seus primeiros passos e necessitava de mão-de-obra especializada.

04. o primeiro grupo de imigrantes japoneses desembarcou no porto de Santos, iniciando sua vida econômica no Brasil em atividades essencialmente agrícolas.

08. passados cem anos após o início da imigração japonesa no Brasil, verifica-se o caminho contrário. Muitos brasileiros, descendentes de japoneses, emigraram para o Japão, pois os laços familiares favorecem a sua fixação naquele país.

16. os japoneses radicados no Brasil, mesmo sendo oriundos de um dos países que formavam o “eixo” durante a IIa Guerra Mundial, não tiveram qualquer problema, assim como os alemães e italianos, por exemplo, durante a política nacionalizadora de Getúlio
Vargas.

32. a imigração japonesa favoreceu de modo especial a instalação da indústria automobilística no Brasil, com montadoras tais como Honda e Toyota.

Resposta: 05

Questão 19

“Além dos guarani, também viviam em Santa Catarina os kaingang. Conhecidos como
guayaná, cooroado, bugre, xokleng, tupi e botocudo […].
Sabe-se hoje que os açorianos catarinenses do século XVIII, assessorados por escravos ou parceiros livres, produziam gêneros alimentícios, não apenas suficientes para abastecer a população local, mas também para exportar […].
Mais de três milhões de imigrantes escolheriam o Brasil como nova pátria, especialmente alemães e italianos”.
MURARO, Valmir F. História de Santa Catarina para ler e contar. Florianópolis: Cuca Fresca, 2003. p. 17-51.

Com base nos fragmentos acima e nos seus conhecimentos sobre a história de Santa
Catarina, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. Apesar do processo acelerado de urbanização ocorrido em Santa Catarina durante o século XX, o Estado ainda abriga comunidades indígenas representadas por Guarani,
Xokleng e Kaingang.

02. Na arquitetura, culinária e estilo de vida dos catarinenses do século XXI, já não se percebem influências das civilizações indígenas e dos colonizadores europeus que se estabeleceram no Estado.

04. Joinville é considerada a maior cidade do Estado e nela se destacam as atividades industriais, portuárias e agrícolas.

08. Chapecó e São Miguel do Oeste, municípios localizados na Região Oeste do Estado de
Santa Catarina, destacam-se no cenário nacional pelo dinamismo de suas atividades agroindustriais.

16. Os vales dos rios Itajaí-Açu e Tijucas, habitados por povos indígenas no passado, a partir do século XIX receberam imigrantes italianos, alemães e poloneses (polacos), que deram origem às cidades de Blumenau, Nova Trento e Brusque.

32. Cruz e Sousa, Anita Garibaldi, Antônio Conselheiro, Gustavo Kuerten e Santa Paulina são personagens importantes de Santa Catarina.

64. No litoral de Santa Catarina, os escravos africanos ocupavam-se de atividades mineradoras, agrícolas e pesqueiras.

Resposta: 25

Questão 20

É possível consumir produtos fabricados de forma mais sustentável. O monitoramento da origem do item, por exemplo, dá dicas sobre a produção – se foi preciso desmatar áreas ou se os efluentes foram tratados de maneira correta. As certificações são bom indício de que houve preocupação ambiental na produção. Se houver maior demanda por itens sustentáveis, mais empresas passarão a usar essa “estratégia” para atrair clientes.
FOLHA DE SÃO PAULO, São Paulo, 24 jul. 2008. Caderno Equilíbrio, p. 9.

Atualmente, a discussão em torno da temática ambiental está cada vez mais acirrada. Em função dos crescentes problemas nesta área, fala-se da necessidade de se desenvolver
“sociedades sustentáveis”.
Considerando a questão ambiental e sua relação com a sociedade, é CORRETO afirmar que:

01. a sociedade sustentável é um modelo no qual os recursos são utilizados visando suprir as necessidades da população sem comprometer o meio ambiente e as gerações futuras.

02. a economia sustentável é baseada em uma correta administração, o que a torna viável, sem depender de fatores políticos e ambientais.

04. o congresso conhecido como “Rio 92”, convocado pela ONU, reunindo representantes de mais de 100 países, tinha entre os seus objetivos chamar a atenção sobre a viabilidade de tornar a região amazônica um celeiro do mundo, reduzindo dessa forma a fome.

08. o Protocolo de Kioto foi um documento assinado por todos os países integrantes da ONU e visava à drástica redução da emissão de CO2, especialmente pelos países industrializados.

16. os países do chamado “primeiro mundo” eliminaram de seus territórios a fome, o analfabetismo e a mortalidade infantil, atingindo, dessa forma, um estágio pleno de economia sustentável.

32. as regiões nas quais se verifica uma intensa e moderna agricultura desconhecem a poluição, fenômeno típico de regiões urbanas e intensamente industrializadas.

Resposta: 01


Como Montar uma Aula: Planejamento