quinta-feira, 2 de maio de 2013

Notícia da Semana Atualidades (Crise alimentar na Somália)


Fome matou 258 mil pessoas na Somália, a metade crianças

Disputa entre milícias e gangues leva população ao desespero

AFP
istoeTWITTER.jpg
A fome matou cerca de 260.000 somalis de outubro de 2010 a abril de 2012, a metade deles crianças, durante uma grave crise alimentar para a qual a resposta humanitária é insuficiente, denuncia um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação publicado nesta quinta-feira.

"A fome e a grave insegurança alimentar na Somália foram responsáveis pela morte de cerca de 258.000 pessoas entre outubro de 2010 e abril de 2012, entre as quais 133.000 crianças menores de cinco anos", conclui este relatório da FAO e da Rede de Alerta contra a Fome (Fews-Net), financiada pela Agência Americana para o Desenvolvimento (USAID).

De acordo com esta primeira estimativa científica, "4,6% da população total e 10% das crianças menores de cinco anos morreram nas regiões sul e central da Somália".

Em Baixo Shabelle, Mogadíscio e Bay, as mais atingidas, a crise alimentar causou a morte de respectivamente 18%, 17% e 13% das crianças menores de cinco anos.

A fome causou "30.000 mortos por mês entre maio e agosto de 2011", indica o estudo.

A crise alimentar foi declarada em julho de 2011 nas duas regiões da Somália e, em seguida, no resto do país nos meses seguintes. A ONU anunciou estado de alerta de fome em fevereiro de 2012, advertindo que um terço da população somali ainda necessita de ajuda alimentar emergencial.

O número citado pelo estudo se soma aos 290.000 mortos registrados durante o período de estudo, entre os quais os morto no conflito da Somália.

Esta taxa de mortalidade é duas vezes maior do que a média na África Subsaariana.

O balanço de vítimas da fome é maior do que durante a crise alimentar de 1992 no país, que supostamente matou 220.000 pessoas em doze meses, embora "a crise anterior seja considerada mais grave, porque nela morreram um percentual maior da população".

Os resultados do estudo, dirigido pelo epidemiologista e um demógrafo, "indicam que o que tem acontecido na Somália é uma das piores crises de fome dos 25 anos", considerou Chris Hillbruner, conselheiro do Fews-Net, citado em um comunicado conjunto com a FAO.

Resposta humanitária tardia

A fome na Somália de 2011-2012 afetou cerca de quatro milhões de pessoas, ou metade da população somali.

Provocada principalmente por uma grave seca no Cifre da África, foi agravada pela catastrófica situação de insegurança no país, mergulhado no caos e na guerra civil desde a queda do presidente Siad Barre, em 1991.

"Os efeitos da seca foram agravados por diferentes fatores, incluindo a escassa ajuda humanitária e o aumento dos preços alimentícios", escreveram os autores do estudo. Também mencionam uma "crise alimentar prolongada somada ao conflito armado, catástrofes naturais e condições econômicas desfavoráveis".

Eles consideram "indiscutível que a resposta humanitária à fome foi tardia demais e que o acesso da ajuda às populações afetadas foi insuficiente, consequência da insegurança generalizada e restrições operacionais em várias agências de ajuda humanitária".

A Somália é disputada desde 1991 pelas milícias de clãs de senhores da guerra, grupos islâmicos e gangues criminosas.

Além dos milhões de refugiados somalis em países vizinhos, outro milhão se deslocou em todo o país.

A recente debandada militar dos islamitas Shebab e a eleição em setembro de novas autoridades trouxeram a esperança de estabilização para a Somália e a possibilidade de criação de um governo, inexistente há 22 anos.

Terça-feira, uma conferência internacional em Londres reunirá 50 países e organizações internacionais sobre a forma de ajudar a Somália a progredir.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Questões de História do Vestibular Acafe (2007-2014/1)


 2007/2
Recente visita do Presidente George W Bush ao Brasil, teve entre seus principais pontos, a utilização do etanol como combustível renovável alternativo para a matriz energética dos EUA.
 Acerca dessa visita e do contexto do etanol nas economias brasileira e estadunidense, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
 A A matriz energética atual dos EUA é altamente dependente de petróleo importado. O país é responsável pelo consumo de aproximadamente 1/4 de todo o óleo consumido no mundo.
 B O presidente Lula, ao receber seu colega norte-americano, procurou destacar que o Brasil pode contribuir muito com as necessidades energéticas dos EUA, sendo, a diminuição das tarifas de importação do etanol brasileiro, uma importante medida nesse sentido.
 C A matriz energética americana é bem mais variada do que a nossa. Mesmo assim, o interesse  estadunidense pelo etanol justifica-se pelo baixo preço desse produto no mercado mundial e pelos grandes investimentos em pesquisa já realizados pelos EUA.
 D A experiência e a tecnologia brasileira do etanol não são novas. Remontam à década de 1970, quando o Brasil iniciou um ambicioso projeto de produção de álcool para fazer frente às grandes importações de petróleo na época.
 E O etanol dos EUA é produzido a partir do milho e sua produção é insuficiente para o mercado interno. Nessa área, o Brasil tem grandes possibilidades de tornar-se um dos maiores fornecedores mundiais do combustível.

Resposta C

42. Após a 2a Guerra Mundial, a ONU - Organização das Nações Unidas tornou-se a principal organização internacional do mundo. Após ela, várias outras surgiram e atualmente é muito comum que os países do globo participem simultaneamente de várias dessas organizações internacionais.
 Sobre a origem, história e situação presente dessas instituições, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

 A A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte foi fundada como uma aliança militar e de defesa dos países capitalistas ocidentais da Europa e América do Norte contra a “ameaça comunista soviética”. Hoje, ironicamente, vários países do leste europeu que eram socialistas entraram na OTAN após o colapso dos regimes comunistas da região.
 B A OMC - Organização Mundial do Comércio foi criada junto com a ONU. Seu maior objetivo é tornar o comércio internacional mais justo. Por isso, defende a adoção de cotas, ou seja, o valor das importações e exportações de um país para outro deve ser exatamente o mesmo.
 C A OEA - Organização dos Estados Americanos é a principal organização internacional de nosso continente. Cuba foi expulsa da organização por pressão dos EUA por possuir um regime socialista, considerado hostil aos objetivos da instituição e contrário aos interesses dos EUA.
 D O FMI - Fundo Monetário Internacional é uma das principais instituições financeiras do mundo. Seus críticos o descrevem como uma organização usada para impor medidas aos países mais pobres, amplamente favoráveis aos interesses dos países desenvolvidos.
 E As principais decisões da ONU são tomadas no âmbito do chamado Conselho de Segurança. Neste, cinco países possuem mais poder e têm a capacidade de vetar qualquer resolução. São eles: EUA, Rússia, República Popular da China, Reino Unido e França.

Resposta B

Os atuais problemas ambientais mundiais e suas diversas soluções, como por exemplo, a “neutralização de carbono”, apontam para um processo histórico de larga duração que remonta à formação das sociedades industriais nos séculos XVIII e XIX.
 Sobre o passado e o presente da “história da poluição do mundo”, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
 A No final do século XIX, a chamada 2ª Revolução Industrial introduziu o petróleo como fonte de energia. No decorrer do século XX, o petróleo tornou-se o principal componente da matriz energética mundial. Novamente essa mudança foi encarada como símbolo da evolução da tecnologia e progresso. O impacto ao meio-ambiente não era considerado um problema grave.
 B O carvão foi a principal fonte de energia de trens e navios durante boa parte do século XIX, utilizando a máquina a vapor que revolucionou os transportes. A poluição causada por essas máquinas era, naquela época, considerada um símbolo de progresso e modernidade.
 C A queima de combustíveis fósseis como o petróleo libera gases que causam o efeito estufa. Até a década de 80 do século XX, esse fenômeno só atingia os países mais pobres do hemisfério sul. Depois disso, com o fenômeno do El Nino, grande parte desses gases chegou aos ricos países do hemisfério norte. Daí a grande preocupação atual com o aquecimento global.
 D Na segunda metade do século XX, a queima de combustíveis fósseis, em especial petróleo e carvão, multiplicou-se diversas vezes. A industrialização de várias partes do globo e a massificação de meios de transporte trouxe conforto e qualidade de vida às grandes metrópoles mundiais. Apenas nas últimas décadas do século, o problema ambiental causado por esse processo ganhou estudos sérios e profundos.
 E Na virada para o século XXI, Estados, Organizações Internacionais e Organizações Não Governamentais foram confrontados com uma nova perspectiva que correlaciona a matriz energética mundial e os problemas ambientais. O “modelo energético” mundial, criado no século XIX à base de combustíveis fósseis, começa a mostrar ser insustentável para a economia mundial do século XXI.
Resposta: C

A polêmica acerca dos impactos ambientais da manutenção da atual matriz energética mundial, altamente dependente de combustíveis fósseis não renováveis (gás natural e petróleo), tem levado a discussões bastante complexas acerca da sustentabilidade do atual processo de crescimento da economia mundial.
 Acerca desse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
 A Os países em desenvolvimentos têm insistido, em foros globais, que a solução dos problemas ambientais do mundo deve ser coletiva e não pode novamente transferir o ônus da culpa à periferia do sistema.
 B EUA, Europa Ocidental e Japão, as três principais regiões desenvolvidas do mundo, contribuíram com a maior parte da poluição do mundo. Desenvolveram-se numa época em que os combustíveis fósseis eram abundantes e baratos. Hoje, são altamente dependentes da importação de óleo para manter seus parques industriais e sistemas de transporte em funcionamento.
 C Os EUA, maior poluidor do mundo, tem sido duramente criticado pela sua posição intransigente em relação aos problemas ambientais. Não aceitou o Protocolo de Kyoto e tem sido muito resistente a mudar seu perfil poluidor se isso afetar seus interesses econômicos globais.
 D Além dos países desenvolvidos, vários países em desenvolvimento têm aumentado significativamente seus índices de emissão de poluentes. A China, por exemplo, com seus altos índices de crescimento econômico é um dos grandes responsáveis por essa realidade.
 E O recente relatório sobre aquecimento global da ONU deixou poucas dúvidas acerca do papel dos seres humanos nas mudanças climáticas em curso no planeta. A mudança da matriz energética deixou de ser uma opção distante. A melhor opção no momento é a energia nuclear que, apesar de ser perigosa, é muito barata e sua tecnologia está disponível para a maioria dos países.

Resposta: E

Acerca da História brasileira após a 2a Guerra Mundial e o relacionamento do Brasil com seus vizinhos latino-americanos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

 A O principal processo de integração do Brasil com seus vizinhos é o Mercosul. Criado formalmente em 1991, reúne como membros efetivos o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e, mais recentemente, a Venezuela que entrou na instituição.
 B A história brasileira dos últimos 50 anos foi caracterizada por dois pontos: democracia estável e contínua e um forte processo de industrialização e urbanização.
 C Socialmente, apesar do grande potencial econômico do Brasil, o país ainda é um dos países mais desiguais do mundo. Riqueza e opulência contrastam com miséria e abandono.
 D Apesar das graves crises econômicas pelas quais o Brasil passou nas últimas décadas, sua economia é ainda uma das maiores e mais importantes da América Latina.
 E Outra característica do país que se mantém nas últimas décadas é a dos contrastes regionais. Várias regiões se urbanizaram rapidamente e se tornaram grandes pólos industriais, em outras, a ocupação humana ainda é mais esparsa e prevalecem atividades agropecuárias. Sudeste e Centro-Oeste são, respectivamente, bons exemplos de cada um desses casos.

Resposta B

41-(acafe 2008/1)  Se compararmos a idade do planeta (4,5 bilhões  de anos) e as transformações físicas e biológicas que ocorreram ao longo do tempo, percebe-se alguns aspectos surpreendentes, tais como que o intervalo de tempo em que os dinossauros exerceram sua influência no planeta foi superior a 100 milhões de anos. O homem moderno exerce sua influência há menos de 100 mil anos. Constatamos a velocidade em que a espécie humana degrada o meio ambiente e o quanto ela coloca em risco o futuro da humanidade. Daí inferimos a importância e a necessidade de uma conscientização ambiental.

O texto acima pretende mostrar:
(A) Que todas as modificações ocorridas na superfície da Terra são causadas pelo homem.
(B) Que a espécie humana tem pela frente milhões de anos, razão pela qual torna-se necessária uma maior conscientização ambiental para garantir o futuro do homem no planeta.
(C) Que, como os dinossauros, a espécie humana preencherá um ciclo na história do planeta, atingindo o seu auge em alguns milhões de anos e, após, o declínio até a sua extinção.
(D) O quanto o homem, ao longo de sua história, vem transformando o planeta e que essas transformações põem em risco a sua própria existência.
(E) Que a poluição, a degradação ambiental e as perturbações na superfície do planeta surgiram juntamente com os primeiros hominídeos, há milhares de anos.

Resposta D

42- “Eis dois homens frente a frente: um que quer servir; o outro que aceita ou deseja ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era ainda acentuado pela genuflexão... Depois, chefe e subordinado beijam-se na boca: símbolo de acordo e de amizade. Eram estes [...] os gestos que serviam para estabelecer um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu.
Fonte: BLOCH, Marc. A Sociedade Feudal.
O texto refere-se:
(A) À relação entre o papa e os senhores feudais que faziam acordos com o objetivo de manter a ordem nos feudos.
(B) Ao vínculo de dependência entre suseranos e vassalos, base das relações sociais horizontais da Idade Média.
(C) Aos acordos entre os senhores feudais e os servos que, por meio de um pacto, se comprometiam a fornecer alimentos para a população do feudo.
(D) Ao vínculo entre os nobres e o clero com o objetivo de dividir as responsabilidades do feudo, tais como o monopólio da guerra e o monopólio da oração.
(E) À relação entre o alto clero e o baixo clero, reforçando o papel da igreja na Idade Média e garantindo, assim, o domínio da cultura e da religião.

Resposta B

43-  Leia os versos a seguir, de Francisco Sales Areda, poeta popular nordestino:
E o povo em peso gritava
Viva a Deus nas alturas
Na terra Getúlio Vargas
A mais bela das figuras
Surgiu Getúlio Vargas
O grande chefe brasileiro
Que entre os teus filhos
Como um herói foi o primeiro
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2007.
O populismo é caracterizado como uma política que, com base no apoio das camadas sociais menos favorecidas, se fundamenta ideologicamente na defesa de interesses e reivindicações populares. Podemos afirmar que Getúlio Vargas foi o maior representante dessa política no Brasil, se bem que, na atualidade, são perceptíveis fortes evidências dessa prática.
Sobre essa prática política, considere as seguintes afirmativas:
I- O populismo tende a desmobilizar politicamente a população, apesar de buscar satisfazer suas necessidades mais imediatas sem promover conscientização.
II- O populismo é acompanhado por uma prática paternalista. O líder é visto como alguém que resolverá os problemas mais imediatos, tais como de alimentação e empregos.
III- A propaganda tem um importante papel na difusão dos atos populistas praticados pelo governante.
IV- Podemos afirmar que, no Brasil, o último governante populista foi Getúlio Vargas. A partir da década de 1960, quando iniciou a ditadura militar, essa prática foi abolida do país.
V- Práticas populistas trazem como consequência mais imediata um rápido desenvolvimento socioeconômico, pois, além de mobilizar a população em torno de um objetivo comum à nação, estimula a participação política e maior conscientização sobre os reais problemas econômicos e sociais do país.
Assinale a alternativa cujas afirmativas estão corretas:
(A) Apenas I, II e IV.
(B) Apenas I, II e III.
(C) Apenas II, III e IV.
(D) Apenas III, IV e V.
(E) Apenas I, II, III e V.

Resposta B

44- “"Isto nos leva imediatamente de volta à natureza da alma: nesta, há por natureza uma parte que comanda e uma parte que é comandada, às quais atribuímos qualidades diferentes, ou seja, a qualidade do racional e a do irracional. [...] o mesmo princípio se aplica aos outros casos de comandante e comandado. Logo, há por natureza várias classes de comandantes e comandados, pois de maneiras diferentes o homem livre comanda o escravo, o macho comanda a fêmea e o homem comanda a criança. Todos possuem as diferentes partes da alma, mas possuem-nas diferentemente, pois o escravo não possui de forma alguma a faculdade de deliberar, enquanto a mulher a possui, mas sem autoridade plena, e a criança a tem, posto que ainda em formação. [...] Devemos então dizer que todas aquelas pessoas têm suas qualidades próprias, como o poeta (Sófocles, Ájax, vv.405-408) disse das mulheres: ‘O silêncio dá graça às mulheres’, embora isto em nada se aplique ao homem”. Fonte: VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gian. História para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2005.
É possível afirmar que, no texto acima, o autor:
(A) Coloca as mulheres, os escravos e as crianças em um mesmo patamar de submissão aos homens, visto que serão eternamente inferiores a esses.
(B) Destaca a fraqueza da mulher, não apenas na dimensão fisiológica, mas investida de uma conotação ético-metafísica.
(C) Valoriza o papel da mulher e do escravo na sociedade grega, observando que ambos, apesar de estarem submissos aos homens e às crianças, têm o poder de decisão em relação aos destinos de suas vidas.
(D) Destaca a dependência da figura masculina em relação à mulher em uma sociedade grega marcada pela escravidão e pelo culto à forma.
(E) Valoriza o papel da criança enquanto detentora de uma alma capaz de deliberar, mas ainda sem autoridade plena, se comparada às mulheres e aos escravos.

Resposta B
45- O chamado “milagre” econômico brasileiro ocorreu no início da década de 1970 e consistiu em um crescimento da economia em ritmo bastante acelerado. O “milagre” deveu-se ao ingresso maciço de capitais estrangeiros no país. O Brasil crescia a ritmos semelhantes ao crescimento chinês da atualidade. Chegando em grande volume, o capital estrangeiro era absorvido por empresas privadas nacionais, empresas privadas estrangeiras e empresas estatais. Um dos fatos que chama a atenção para a época e ajuda a entender o desenvolvimento e a dependência do Brasil nas últimas décadas é que cada um desses setores se especializou num ramo da atividade industrial.
Faça a correlação entre as empresas e o(s) ramo(s) em que elas mais se especializaram no
Brasil:
(1) Empresas privadas nacionais
(2) Empresas privadas estrangeiras
(3) Empresas estatais
( ) Indústria de bens de consumo duráveis
(eletrodomésticos, automóveis, etc.)
( ) Indústria pesada (siderúrgicas), telecomunicações e geração de energia
( ) Indústria de bens de consumo nãoduráveis (alimentos, calçados, têxteis)
Assinale a ordem correta da correlação:
(A) 2 – 3 – 1.
(B) 1 – 2 – 3.
(C) 2 – 1 – 3.
(D) 3 – 1 – 2.
(E) 3 – 2 – 1.

Resposta A



2008/2

31) Em 2008 completam duzentos anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.
 Sobre o motivo da transferência da corte para o Brasil e as mudanças ocasionadas no
período  joanino é correto afirmar, exceto:
A D. João VI criou o Banco do Brasil. Ao retornar para Portugal, o monarca levou grande parte das riquezas do banco. Mesmo assim, a criação do banco foi importante para o início de um sistema financeiro para o Brasil.
B Com a presença da corte, jornais de divulgação dos atos do rei e também de notícias foram produzidos. Isto contribuiu para o fortalecimento da Imprensa no Brasil.
C Com a Declaração da Abertura dos Portos às Nações Amigas, D. João VI beneficiou a grande potência econômica do século XIX, a Inglaterra.
D Com o início da União Ibérica, a Espanha domina o comércio português com o Oriente.
D. João vem à corte para evitar o domínio espanhol na América portuguesa. Essa foi a causa da transferência da família real para o Brasil.

Resposta D

32) Apesar de ser um evento esportivo, os jogos olímpicos estiveram por diversas vezes envolvidos em questões políticas.  Sobre esse contexto, analise as afirmações a seguir.
l. Nos jogos de Sydney, na Austrália, a cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das delegações da Coréia do Norte e Coréia de Sul sob uma única bandeira, simbolizando a paz. Atualmente as duas Coréias continuam separadas.
ll. A China, sede das Olimpíadas de 2008, não participou dos jogos Olímpicos de Melbourne, em 1956 e rompeu com o Comitê Olímpico Internacional após o reconhecimento de Taiwan.
III. A África do Sul deixou de participar de várias olimpíadas em razão do regime de segregação dos negros existentes no país, o apartheid.
lV. Nos jogos olímpicos de Munique, em 1972, a delegação da Palestina, que participava pela primeira vez de uma olimpíada, sofreu ataque terrorista do grupo Sionista Setembro Negro, resultando na morte de quinze atletas palestinos.
V. Apesar de um longo período de duração, a “Guerra Fria”, que rivalizava principalmente os estadunidenses e os soviéticos não interferiu nos jogos olímpicos de Moscou em 1980 e de Los Angeles em 1984. Tanto os EUA como a União Soviética participaram destas olimpíadas.
Estão corretas apenas as afirmações:
A l - ll - lll
B ll - III - IV
C lII - IV
D IV – V

Resposta A

 Analise o texto a seguir para responder a questão 33 .
FMI diz que pior da crise de alimentos está por vir e ataca biocombustíveis.
O diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, teme que "o pior" ainda esteja por vir nos distúrbios causados pela crise de alimentos em países pobres. Ele disse ainda que os biocombustíveis produzidos com produtos agrícolas alimentares colocam "um verdadeiro problema moral" no tema. (...) Em resposta às declarações do relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para o Direito à Alimentação, Jean Ziegler,que disse que a produção em massa de biocombustíveis representa um crime contra a humanidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na quarta-feira (16) que descartar a produção de biocombustíveis é o "verdadeiro crime contra a humanidade".
Fonte: FOLHA ON LINE / 18/04/2008. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u393466.shtml

33) As diversas afirmações polêmicas e contraditórias sobre a “crise dos alimentos” evidenciam a complexidade desse problema internacional. Sobre esse contexto é correto afirmar, exceto:
A Para muitos analistas há um forte caráter especulativo na crise. Visando lucros, investidores têm atuado de forma a fazer com que os preços de commodities agrícolas subam e assim consigam atingir seus objetivos financeiros.
B O aumento da demanda mundial por alimentos em vários países e os crescentes preços do petróleo são fatores correlatos que impulsionam o aumento do preço dos alimentos.
C Lula criticou de forma dura as afirmações de que os biocombustíveis se constituem no principal fator da crise. Para o presidente brasileiro esta é uma forma de prejudicar a produção de combustíveis alternativos e limpos e favorecer os interesses de companhias petrolíferas.
D A produção de etanol nos EUA, Brasil e Argentina, é o principal fator responsável pela diminuição das terras agricultáveis destinadas à produção de alimentos. Sofreram diminuição: o trigo nos EUA e Argentina e o arroz no Brasil.

Resposta  D

34) A atuação internacional dos EUA recebeu duras críticas de vários países e instituições internacionais. Acerca desse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A A ação militar unilateral dos EUA no Iraque foi condenada por vários países, inclusive pelos aliados. Após uma vitória militar rápida e fácil, eles se encontram em difícil situação de instabilidade, com altos índices de violência.
B A “crise nuclear iraniana” de 2006 foi uma tentativa deliberada dos EUA de derrubar o governo do Irã, país acusado de fornecer artefatos nucleares a terroristas. Sofreu sanções dos EUA e da ONU, sendo impedido de exportar petróleo. Apesar disso, Mahmoud Ajmadinejad continua na presidência, desafiando os EUA.
C A resistência dos EUA em implementar políticas ambientais expressivas gerou protestos de ONGs e instituições internacionais. O maior consumidor mundial e um dos maiores poluidores foi acusado de colocar a economia e demais interesses acima da temática ambiental global.
D O discurso da abertura de mercados e a construção de um muro para dificultar a imigração ilegal são pontos opostos e contraditórios da atuação dos EUA na América Latina. Para seus críticos, eles querem favorecer os interesses de suas empresas, sem intenção de promover o processo de integração continental.

Resposta  B

2009/1

39) Sobre a China, o atual cenário chinês e o contexto das Olimpíadas de Beijing, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A A língua e a cultura chinesa e também a medicina oriental, como um todo, demonstram a capacidade e a sabedoria dos povos do oriente. Há um grande contraste com a cultura ocidental, que por muito tempo julgava ser mais desenvolvida e superior aos povos do oriente.
B As Olimpíadas de Beijing mostraram a força dessa nova potência, a China, que foi o país que mais conquistou medalhas de ouro, superando os Estados Unidos da América.
C Apesar de seu inegável avanço econômico e tecnológico, a China é acusada de desrespeito aos direitos humanos, altos níveis de poluição e péssimas condições de trabalho para muitos de seus trabalhadores.
D A República Popular da China (RPC) foi o primeiro país a tornar-se comunista. Atualmente, é um país capitalista, liberal, não democrático e a maior economia industrial do mundo.

Resposta D

40) Atualmente, a crise econômica mundial gerou apreensão em várias bolsas de valores.
 No final da década de 20 do século XX, uma crise também abalou parte da economia mundial.
 Acerca da Crise de 1929 e seus desdobramentos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A O New Deal (Novo Acordo) foi um plano executado pelo governo dos Estados Unidos da
América para superar a crise.
B Teve como uma das causas a superprodução industrial estadunidense.
C Essa crise não atingiu o Brasil, pois sua base econômica era mantida pela agropecuária e não pela indústria.
D Desemprego, falências e paralisação do comércio caracterizaram a fase mais aguda da crise.

Resposta C

41) A história tradicional classifica o período que vai de 1453 a 1789 como a Idade Moderna.
 Nesse período, diversas transformações sociais, políticas, econômicas e religiosas
caracterizaram a história europeia, com influência em outros continentes.
 Acerca desse contexto, analise as afirmações a seguir.
l Manutenção por parte dos países ibéricos de domínios coloniais na América.
ll Absolutismo monárquico, caracterizado pela intervenção estatal na economia.
lll Decretação do Bloqueio Continental por Napoleão Bonaparte, ocasionando transferência da corte portuguesa para o Brasil.
lV Divulgação de idéias religiosas, como o Calvinismo, que teve boa aceitação da burguesia.
V Conferência de Berlim, que dividiu o continente africano em áreas de influências dos países europeus.
 Estão corretas apenas as afirmações:
A I, II e IV
B I, III e V
C II, III e IV
D III, IV e V

Resposta A

42) A crise financeira iniciada nos EUA, com ampla repercussão em todo o mundo, não é a primeira que atinge de forma contundente o sistema capitalista. Sobre esta e outras crises dos últimos cem anos é correto afirmar, exceto:
A A “crise da dívida” foi um fenômeno muito importante para muitos países da América
Latina, inclusive o Brasil. O gigantesco endividamento externo, em grande parte decorrente da alta dos juros no mercado internacional, levou vários países a sérios problemas econômicos como inflação, desvalorização da moeda e incapacidade de honrar seus compromissos.
B A primeira “crise do petróleo” (1973-1974) teve ampla repercussão no custo deste insumo básico para a economia mundial. Até a atualidade as oscilações de preço desta commoditysão muito importantes no sistema econômico internacional.
C O principal motivo da falência de várias instituições financeiras é a inadimplência dos países da África e América Latina. Não honrando seus compromissos, os devedores impuseram aos credores uma crise de liquidez jamais vista e responsável pela quebra dos bancos.
D A crise financeira dos EUA levou o banco central deste país e de vários outros a realizar bilionárias operações de salvamento de instituições financeiras privadas em dificuldades.

Resposta C

2009/2

39) A crise financeira global atingiu vários setores da atividade econômica. Um dos mais atingidos foi o da indústria automobilística, em especial a dos Estados Unidos da América - EUA.
Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
A  Para muitos analistas, a crise foi um produto da falta de regulamentação do capitalismo financeiro global que, sem limites, conduziu a um cenário de insegurança e incapacidade de honrar compromissos. Além dos prejuízos às corporações, são os trabalhadores os que mais sofrem com a perda de empregos e a redução da capacidade de compra.
B  O governo de Barack Obama (EUA) tem auxiliado várias empresas de diversos setores.
Entre elas há seguradoras, montadoras e bancos. Essa ajuda implica na concessão de amplos recursos públicos e maior intervenção do governo nos processos decisórios das mesmas.
C  O governo brasileiro tem afirmado que a crise não atingirá de forma tão contundente o
Brasil pelo fato não ter aqui se originado e também pelos sólidos indicadores econômicos que o país possui para resistir aos seus impactos.
D  General Motors e Ford, importantes montadoras estadunidenses retiraram suas ações das bolsas de valores dos EUA. Tal medida evitou a perda ainda maior de recursos em função da queda do valor nominal de seus papéis.

Resposta B

40) Acerca da expansão e desenvolvimento dos países asiáticos nas últimas décadas, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A  A República Popular da China é uma das principais economias emergentes do globo.
Após as reformas dos anos 70 e 80 do século passado, tornou-se o que eles mesmos denominam uma economia “socialista de mercado”.
B  A Índia, após o período comunista, tornou-se uma das principais economias de mercado do mundo. Seu modelo econômico é denominado capitalista social, com ampla participação popular nos processos produtivos.
C  A Coréia do Sul, um dos principais “tigres” do capitalismo asiático, possui atualmente corporações capitalistas com grande prestígio como a Samsung, a LG e a Hyundai.
D  O Japão, após a derrota na 2ª Guerra Mundial, recuperou-se da destruição e tornou-se o país mais desenvolvido da Ásia.

Resposta B

Acerca da gripe A, da atuação da Organização Mundial da Saúde/OMS e das transformações da medicina no tratamento das doenças nos últimos 100 anos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A  A OMS, órgão do sistema ONU, tem coordenado de forma global as ações contra a doença. Doenças com tal nível de risco devem e são monitoradas pelos Estados e por organizações internacionais que em muito ajudam na informação e na coordenação de esforços para evitar que tais doenças possam matar milhões de pessoas, como já ocorreu em séculos passados.
B  A gripe A iniciou no México e atingiu dezenas de países. Além do enorme risco que representa à saúde, prejudicou a economia e o turismo desse país latino-americano.
C  A gripe A, apesar de suas atuais características, é uma variação da gripe espanhola e da peste bubônica, doenças que mataram milhões de pessoas respectivamente nos anos
30 do século XX e após a 2ª Guerra Mundial na Europa e Ásia.
D  Para muitos críticos da indústria farmacêutica mundial, esta tem abusado de seu poder econômico e incentivado o uso exagerado de medicamentos. Um dos prováveis efeitos indesejados é a seleção de organismos cada vez mais resistentes aos remédios, que serão difíceis de combater no caso de epidemias agressivas e com alto grau de letalidade.

Resposta C

42) Sobre os governos e a economia brasileira desde os anos 50 do século XX, analise as afirmações a seguir.
l Juscelino Kubitschek - JK, Getúlio Vargas e Geisel foram presidentes que governaram o Brasil democraticamente. Todos eram nacionalistas e aliados dos EUA no quadro geral da Guerra Fria.
ll O “milagre brasileiro” com o qual o Brasil cresceu a taxas enormes no final dos anos 60 e início dos anos 70 do século XX gera polêmicas até hoje. Para muitos foi um período de ouro da economia do país. Para outros, a origem do endividamento e dos desajustes posteriores da economia brasileira.
lll Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso privatizaram várias empresas públicas em seus governos. Entre elas estavam a USIMINAS (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais) e a Vale do Rio Doce.
lV Após o Regime Militar que durou de 1964 a 1985, a transição para a democracia trouxe uma nova Constituição, a de 1988, que se mantém até a atualidade.
V O principal partido de oposição à ditadura brasileira foi o PT (Partido dos Trabalhadores). Sua fundação ocorreu no final dos anos de 60 do século XX na luta contra os Atos institucionais impostos por Médici e Castelo Branco durante a ditadura. O atual presidente brasileiro é um herdeiro deste movimento político.
A alternativa que contém apenas as afirma-ções corretas é:
A  I - III - V C  III - V
B II - III - IV D III - IV – V

Resposta: B

2010/1

47) O início da Idade Moderna europeia foi marcado por diversas transformações e eventos no campo econômico, político, cultural e religioso. Dentre esses movimentos pode-se citar a Reforma Protestante, que levou à divisão da cristandade ocidental. Sobre o movimento reformista religioso écorreto afirmar, exceto:
A A prosperidade econômica foi interpretada pelos seguidores de Calvino como um sinal da salvação predestinada.
B A simonia foi a principal causa da Reforma Anglicana, com a aprovação do Ato de Supremacia.
C Martinho Lutero, monge agostiniano, condenou as indulgências e acabou sendo excomungado da Igreja Católica pelo papa. Em sua doutrina, ele não exigia o celibato entre os pregadores.
D A usura era condenada pela Igreja Católica, já o protestantismo apresentava uma nova ética econômica, mais adequada ao espírito capitalista.

Resposta: B

48) A Revolução Industrial, com seus avanços tecnológicos, produziu novas formas de produção de bens e a geração de grandes grupos econômicos. Considerando esse contexto écorreto afirmar, exceto:
A Os trustes são empresas especializadas na formação de mão de obra para o setor industrial.
B A linha de montagem com esteiras racionalizou a produção em massa; esse métodoficou conhecido como fordismo.
C Cartéis são associações de empresas de um mesmo produto que realizam um acordopara evitar concorrentes, dividindo mercados e estabelecendo preços.
D O taylorismo visava dinamizar a produção, controlando as máquinas e operários no processo produtivo.

Resposta: A

49) Iniciada após a Segunda Guerra Mundial e tendo terminada com o fim da União Soviética, a Guerra Fria gerou conflitos e apreensões no século XX. Analise as afirmações a seguir.
l O episódio conhecido como Primavera de Praga teve como consequência a implantação da economia de mercado na Tchecoslováquia e a sua entrada na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
ll A Doutrina Truman tinha como finalidade garantir a consolidação do socialismo nos países do leste europeu.
lll A Crise dos Mísseis envolveu também o governo cubano.
lV O marcarthismo buscava identificar e punir pessoas ligadas ao comunismo.
V Na Guerra da Coréia (1950-1953) a intervenção dos Estados Unidos contou com o aval da ONU (Organização das Nações Unidas).
 Todas as afirmações corretas estão em:
A I - II - V C II - V
B II - III - IV D III - IV – V

Resposta: D

50) Acerca da Revolução Farroupilha, iniciadadurante o período regencial brasileiro, analise
as afirmações a seguir.
l Foi um movimento tipicamente popular, composto por marginalizados, escravos e mestiços, daí o nome Farroupilha, evidenciando a origem de seus participantes.
ll Os revolucionários farrapos, na busca de uma saída para o mar, tomaram a cidade de Laguna, em Santa Catarina.
lll A questão econômica do charque foi uma das causas dessa revolta que teve início no Rio Grande do Sul.
lV Ao término do movimento o governo central concedeu anistia aos revoltosos e atendeu algumas de suas reivindicações.
V Para combater os farrapos na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o governo brasileiro contratou militares do exército argentino e paraguaio.
 Todas as afirmações corretas estão em:
A I - II - III
B II - III - IV
C III - IV
D IV - V

Resposta: B

51) Desde a fundação da Petrobrás em 1953 até o descobrimento do pré-sal, o Brasil vem perseguindo objetivos em uma das indústrias mais importantes e estratégicas do mundo: a do petróleo. Sobre o passado e o presente dessa complexa e relevante área da economia nacional é correto afirmar, exceto:
A O potencial do pré-sal fez com que alguns analistas sugerissem que o Brasil poderia, nos próximos anos, tornar-se um grande exportador de óleo e, inclusive, adentrar na maior instituição internacional dessa área: a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
B O Brasil sempre foi um grande importador de petróleo e, em vários momentos sua economia, foi afetada pela alta conta da importação de óleo cru e seus derivados. Na atualidade, o Brasil, através da Petrobrás, já superou esse problema e vem ampliando reservas, produção e atividades no Brasil e em vários países do mundo.
C No governo Fernando Henrique Cardoso, o monopólio da Petrobrás foi quebrado e atualmente qualquer empresa nacional ou estrangeira pode participar dos processos de concessão de “lotes” de exploração que são feitos atravésde editais preparados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).
D O pré-sal e seu potencial petrolífero já eram conhecidos desde os anos 50, mas na época não existiam as condições tecnológicas para a exploração, já que apenas os EUA e a URSS possuíam plataformas marinhas de exploração de petróleo.

Resposta: D

52) O caso recente que envolveu Honduras e que teve ampla participação do governo brasileiro como intermediador, remete a um passado um pouco mais distante, mas que caracterizou e influenciou a América Latina por décadas: a contínua e constante quebra das instituições através de golpes, deposições e problemas políticos.
Acerca das quebras institucionais, suas origens e repercussões na América Latina, é  correto afirmar, exceto:
A No caso hondurenho recente, a principal alegação do presidente deposto, Manuel  Zelaya, é de que seus opositores realizaram um típico golpe de estado e que a América Latina não deve mais aceitar este tipo de quebra institucional.
B A América Central viveu na década de 80 do século XX um de seus momentos mais terríveis. Depois da Revolução Sandinista de 1979, na Nicarágua, que derrubou o ditador Anastácio Somoza, no poder há décadas, a região permaneceu em constante confronto. Os EUA financiaram movimentos contra revolucionários localizados em países vizinhos, que procuraram retomar o poder no país. Este conflito debilitou e desestruturou vários dos países centro americanos.
C Desde o início do século XX, o motivo principal dos golpes de estado na região foi a ameaça comunista. Já que os partidos de esquerda da América Latina eram armados e financiados pela URSS e China. Dessa forma, a única alternativa dos líderes latino americanos era a derrubada de governos ligados a tal tendência política.
D Vários países latino americanos têm se  estabilizado politicamente e os golpes de estado, tão comuns e frequentes no passado, diminuíram. Em vários fóruns da região como a
UNASUL e o próprio MERCOSUL, há clara referência de que a democracia na região não deve ser mais alvo de tal tipo de violência e quebra institucional.

Resposta: C

53) O Brasil tornou-se um país predominantemente urbano, com a quinta maior população do planeta e com sérias e graves desigualdades sociais e regionais.
Acerca desse quadro nacional e da inserçãode Santa Catarina nesse contexto é correto afirmar, exceto:
A As desigualdades regionais do Brasil possuem dois claros motivos: a falta de recursos minerais e zonas industriais no Norte e Centro-Oeste do país e a falta de apoio de seguidos governos federais a estas duas regiões. Isso explica a diferença entre estas duas regiões e as demais, Sul e Sudeste, bem mais desenvolvidas e ricas.
B A urbanização do Brasil produziu fenômenos interessantes e contraditórios. O Brasil possui algumas das maiores cidades do continente, mas elas são, ao mesmo tempo, sinônimo de modernidade e de problemas. Paralelamente as zonas industriais de alta tecnologia que geram riqueza, existem favelas e áreas depauperadas que ilustram a desigualdade de oportunidades erecursos.
C Santa Catarina possui alguns dos melhores indicadores sociais e econômicos do Brasil. Em parte, isso se deve ao seu modelo de pequenas cidades com melhor distribuição de riqueza e renda. Ainda assim, o estado está longe de eliminar seus problemas sociais, já que a violência e a exclusão social ainda se fazem presentes.
D Santa Catarina possui um perfil de estado exportador, apesar de ser um estado pequeno e pouco populoso quando comparado com vários de seus vizinhos do Sul e Sudeste. Na pauta de exportações de Santa Catarina há vários produtos industrializados de várias regiões do Estado e com alto valor agregado.

Resposta: A

2010/2

47) A crise grega expôs problemas e fragilidades na União Europeia. Acerca dessa crise, seus desdobramentos e da origem da União Européia, analise as afirmações a seguir.
l A União Européia simboliza uma das mais exitosas experiências de integração entre países no sistema internacional. Hoje conta com 27 países e criou uma área de prosperidade, estabilidade política e boas condições de vida na maioria dos países. A atual crise poderá comprometer em parte esta estabilidade e prosperidade.
ll O principal problema decorre do fato de que a moeda grega (dracma) ainda não substituída pelo Euro teve acentuada desvalorização e queda no mercado mundial. Os demais países europeus rapidamente decidiram intervir no país e obrigaram a Grécia a aceitar o Euro, o que trouxe protestos e conflitos internos nesse país.
lll A crise grega é reflexo imediato da dependência econômica desse país de dois dos principais países da zona do Euro, Alemanha e Rússia. A economia grega não resistiu ao processo de perda de seus capitais e ativos para empresas de origem alemã e russa.
lV O atual problema grego vem num momento ruim, já que o socorro financeiro por parte dos demais países europeus é um elemento complicador para as finanças da região já debilitadas pelos reflexos da crise financeira de 2008 que atingiu a Europa de maneira contundente.
Todas as afirmações corretas estão em:
A I - IV C II - III - IV
B I - II - III D III – IV

Resposta: A

48) No Brasil colonial, os conflitos com a metrópole agravaram-se com o tempo e acabaram gerando rebeliões. Sobre as revoltas do período colonial brasileiro, analise as afirmações a seguir.
l Na Guerra dos Emboabas, os holandeses buscavam dominar a região produtora de açúcar em Pernambuco.
ll A Guerra dos Mascates ocorreu no Rio de Janeiro, após a invasão francesa, e teve como causa a disputa pelo comércio com os ingleses.
lll Revolta de Beckmann foi um conflito entre a Companhia de Comércio do Maranhão e os fazendeiros locais, revoltados com os altos preços praticados pela companhia.
lV A Inconfidência Mineira não foi um movimento popular e uma de suas causas estava ligada a questão da “Derrama”.
V A Revolta dos Alfaiates ocorreu na Bahia e um de seus objetivos era romper com a dominação portuguesa.
Todas as afirmações corretas estão em:
A I - II - III C III - IV
B II - III - V D III - IV - V

Resposta: D
49) A recente intermediação brasileira junto ao Irã, buscando uma solução para a polêmica questão nuclear que envolve esse último e boa parte das grandes potências ocidentais, em especial os EUA, é um dos fenômenos mais emblemáticos da Política Internacional atual. Sobre o passado, presente e principais aspectos desse confronto entre o Irã e seus adversários é correto afirmar, exceto:
A Os iranianos alegam que seu programa nuclear é pacífico e seu país é vítima da agressividade e interferência do ocidente na região. Alegam também que Israel, seu principal inimigo na região, foi armado e é apoiado pelo Ocidente, em particular pelos EUA.
B O Irã é visto com desconfiança pelos países ocidentais desde a Revolução Iraniana de 1979, que colocou no poder um regime de marcada orientação religiosa, visto pelo ocidente como hostil, fanático e conflituoso.
C O Brasil solucionou a crise através da assinatura de um protocolo que prevê a transferência de tecnologia nuclear brasileira, que o Brasil adquiriu da Alemanha Ocidental nos anos 70 do século XX. Esta tecnologia impede a fabricação de armas nucleares e resolve a crise entre o país do Oriente Médio e o Ocidente.
D Após a negociação entre o presidente brasileiro e o governo iraniano, várias potências ocidentais elogiaram a iniciativa brasileira, mas questionaram a eficácia da solução negociada, alegando que os iranianos não cumprirão o acordo ou que o mesmo é insuficiente para impedir a criação de armas nucleares por esse país.

Resposta: C

50) A exemplo do continente americano, onde encontra-se uma grande diversidade cultural e diferentes realidades sociais, o continente africano poderia ser tratado no plural, pois também conta com diferentes realidades culturais e sociais.  Sobre a história e atualidade do continente africano é correto afirmar, exceto:
A A Conferência de Berlim, realizada na Europa no século XIX, já defendia a necessidade de uma política de autonomia e respeito à diversidade cultural dos povos africanos.
B Ritmos como reggae, funk, rock, blues e samba são estilos musicais com fortes raízes africanas. Isto evidencia a presença da musicalidade na rica cultura do continente.
C Atualmente, diversos conflitos armados estão em curso na África. Na Nigéria, grupos rebeldes realizam ataques contra instalações petrolíferas e sequestram funcionários estrangeiros que trabalham no país.
D Ocupando cerca de 80% do continente, a África Subsaariana apresenta um dos piores índices econômicos e sociais do planeta.

Resposta: A

51) Sobre as independências políticas da América espanhola é correto afirmar, exceto:
A Simón Bolívar destacou-se como líder político e militar nas lutas realizadas pela independência da América espanhola.
B O pensamento liberal do Iluminismo, que influenciou a independência dos Estados Unidos, se difundiu entre setores da elite colonial hispano-americana.
C A elite colonial era formada principalmente pelos Criollos, que almejavam o direito ao livre comércio. Tal desejo chocava-se com os interesses da Metrópole.
D A Doutrina Monroe, estabelecida pela metrópole espanhola, tinha como objetivo combater os movimentos emancipatórios organizados pelos “Criollos”.

Resposta: D

52) O período da história brasileira conhecido como Primeiro Reinado marcou o início da construção do Estado brasileiro a partir da separação política de Portugal. Sobre esse contexto, é correto afirmar:
A O Poder Moderador permitia que os senadores do império fiscalizassem com mais rigor as ações do imperador.
B Com o voto censitário, a grande maioria do povo ficou afastada da vida política.
C Foi implantado o Parlamentarismo Monárquico, dando mais autonomia para o poder legislativo.
D Foi instituído o registro de nascimento e o casamento civil e, pelo regime do padroado, ficou estabelecido que o Brasil não tivesse nenhuma religião oficial e que era livre o culto religioso.

Resposta: B

53) O ano de 2010 será marcado entre outras coisas pela sexta eleição seguida democrática e direta para a presidência da república, após o final do regime militar.
Sobre esse passado recente da democracia brasileira e sobre as eleições desde 1989, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A Todos os presidentes eleitos, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva foram apoiados por uma ampla coalizão de partidos de esquerda que fez do Brasil o país com maior capacidade de questionamento da ordem neoliberal em voga no sistema internacional desde os anos 90 do século XX.
B Apesar do impeachment de Collor no final de 1992, a continuidade da democracia não foi prejudicada já que seu vice Itamar Franco concluiu o mandato e seu sucessor FHC foi eleito democraticamente.
C FHC foi o primeiro presidente brasileiro a governar o Brasil democraticamente por dois mandatos seguidos. A reeleição foi uma emenda constitucional aprovada durante seu primeiro mandato e lhe permitiu concorrer e vencer as eleições de 1998.
D Lula só se tornou presidente após três tentativas fracassadas de se eleger. Em 2002 conseguiu a vitória e reelegeu-se em 2006. Foi o primeiro presidente do Brasil eleito pelo PT (Partido dos Trabalhadores).

Resposta: A

2011/1

47) O período histórico brasileiro conhecido como República Velha foi caracterizado por diversas revoltas.  Acerca desse contexto, analise as afirmações a seguir.
l A Coluna Prestes foi um movimento de apoio às oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, combatendo os movimentos sociais da República Velha.
ll Na Revolta da Vacina, a população protestou contra a falta de apoio do governo aos graves problemas de saúde pública ocorridos na cidade do Rio de Janeiro.
lll A Revolta do Forte de Copacabana estava inserida no movimento tenentista.
lV No Rio de Janeiro, uma revolta militar conseguiu acabar com o castigo de chibatadas que era utilizado na Marinha do Brasil.
V Canudos e Contestado foram movimentos sociais de caráter messiânico.
Todas as afirmações corretas estão em:
A I - II - III
B II - III - V
C III - IV
D III - IV - V

Resposta: D
48) A OMS (Organização Mundial da Saúde) é uma das principais instituições do sistema ONU.
 Acerca dos problemas globais que envolvem a obesidade e as doenças dela decorrentes, todas as afirmações estão corretas, exceto a:
A Para muitos analistas, um dos elementos mais preocupantes é o crescente número de crianças com problemas de obesidade. Tal realidade aponta para um futuro com adultos ainda mais expostos a doenças decorrentes dessa condição.
B A instituição possui sede em Paris e em recente relatório classificou EUA, Brasil e Japão como os três países onde os indicadores de obesidade são mais preocupantes, ultrapassando 60% da população adulta.
C Uma parte dos motivos da obesidade ligase aos aspectos da vida moderna competitiva que exige jornadas de trabalho intensas e estressantes, nas quais a má alimentação é um componente comum.
D Dentre as principais causas de mortes decorrentes de fatores da obesidade estão o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e os problemas cardíacos.

Resposta: B

 50) Karl Marx, mediante análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, criou uma série de conceitos econômicos, políticos e sociais que foram a base da ideologia socialista. Acerca do Marxismo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A O Marxismo defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada, deixando ao Estado a administração das empresas públicas.
B Para Marx, a exploração do operariado ficava evidente no conceito de mais-valia.
C O Socialismo Científico de Marx defendia uma proposta revolucionária para o proletariado.
D Para a Revolução Socialista, o comunismo representaria o fim das desigualdades econômicas e sociais.

Resposta: A

51) Considerando as recentes alterações na política de vários países latino-americanos, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Chile passou por eleições que conduziram ao poder Sebatián Piñera, famoso e poderoso político e empresário chileno de perfil conservador, que sucedeu a ex-presidente Michelle Bachelet.
( ) A recente morte do ex-presidente argentino Néstor Kirchner abre um vazio na política argentina, já que o ex-presidente, além de ter sido sucedido por sua esposa como atual presidenta da Argentina, tinha pretensões de retornar ao poder na Casa Rosada.
( ) O novo presidente colombiano Juan Manuel Santos era o Ministro da Defesa do ex-presidente Álvaro Uribe. Apesar disso, nos primeiros meses de seu mandato, rompeu relações com os EUA e aproximou-se de Hugo Chavez, presidente venezuelano e tradicional adversário do ex-presidente colombiano.
( ) Em recentes confrontos no Equador o Presidente Rafael Correa, de marcada posição de esquerda, foi agredido e ameaçado. Seus agressores eram partidos de esquerda que acusavam seu governo de “traidor” das reformas sociais prometidas e não cumpridas.
( ) O Brasil elegeu a primeira presidente mulher de sua história que, apoiada pelo presidente Lula, sucederá o mesmo de 2011 a 2014.
 A sequência correta, de cima para baixo, é:
A F - V - V - F - F
B V - F - F - V - V
C V - V - F - F - V
D F - F - V - V - F

Resposta: C

52) Sobre os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), todas as alternativas
estão corretas, exceto a:
A Foi o primeiro presidente da república a exercer dois mandatos consecutivos através de eleições democráticas.
B Criação de um plano de estabilização econômica e de uma nova moeda, o real.
C Em seu governo ocorreu a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelecendo regras e limites para a administração pública.
D Com o objetivo de supervisionar empresas privatizadas, o governo criou agências reguladoras, dentre elas a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

Resposta: B

53) Sobre a realidade política dos últimos governos brasileiros, correlacione as colunas a seguir.
( 1 ) Governo de Fernando Collor de Melo
( 2 ) Governo de Fernando H. Cardoso
( 3 ) Governo de Luis Inácio Lula da Silva
( 4 ) Governo de Itamar Franco
( 5 ) Governo de José Sarney
( ) Foi o primeiro presidente eleito democraticamente após a ditadura, confiscou a poupança e sofreu impeachment.
( ) Em seu governo o sistema de Telefonia foi privatizado e o monopólio da Petrobras foi quebrado.
( ) Vice de Tancredo Neves, assumiu o poder com a morte do primeiro. Em seu governo o país acentuou os problemas financeiros e declarou moratória parcial do pagamento da dívida externa brasileira
( ) Governou por apenas dois anos e em seu governo o plano real foi criado e aplicado.
( ) Sua política externa foi considerada ousada e atuante por vários analistas e irresponsável por parte de seus críticos. Para esses últimos, por exemplo, as tentativas de mediar a questão nuclear iraniana representaram um erro na política externa brasileira.
 A sequência correta, de cima para baixo, é:
A 2 - 3 - 4 - 1 - 5
B 5 - 4 - 1 - 3 - 2
C 1 - 2 - 5 - 4 - 3
D 4 - 5 - 3 - 2 – 1
Resposta: C

2011/2

47) Durante o período imperial do Brasil (1822-1889), diversas revoltas eclodiram nas províncias brasileiras. Acerca desse contexto, assinale a alternativa correta.
A A Inconfidência Mineira iniciou-se no período colonial e perdurou até o início do período imperial; foi um movimento tipicamente monarquista e anti-republicano
B A Confederação do Equador buscava restaurar o domínio português no Brasil e desejava a volta do colonialismo (Pacto Colônia e Metrópole).
C A Revolução Farroupilha, iniciada no Rio Grande do Sul, desejava incorporar o território riograndense ao Uruguai, separando-se do Brasil.
D A Cabanagem ocorreu no Pará e, apesar de tomarem o poder, os “cabanos” tiveram dificuldades para governar e foram violentamente reprimidos pelas tropas do governo.

Resposta: D

48) O espaço compreendido entre o término da Primeira Guerra (1918) e o início da Segunda
Guerra (1939) ficou conhecido como período entre guerras. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta.
A O antissemitismo desapareceu da Europa com a ascensão dos regimes totalitários.
B Iniciou-se a Guerra Fria, rivalizando soviéticos e estadunidenses.
C Ocorreu a Guerra Civil Espanhola, que teve como vitorioso o exército franquista.
D O plano conhecido como “New Deal” (novo acordo), criado pelo presidente dos Estados Unidos da América, Franklin D. Roosevelt, tinha como finalidade deter o avanço do fascismo em território estadunidense.

Resposta: C

50) Acerca das principais questões que envolvem a atual inserção do Brasil no sistema internacional, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A Enquanto vários países europeus (Portugal, Irlanda e Grécia são bons exemplos) passam por graves problemas financeiros, o Brasil tem, até agora, demonstrado estabilidade e capacidade de superar as dificuldades da conjuntura internacional.
B Para muitos analistas internacionais, o Brasil é, dentre os chamados países emergentes, um dos que mais possibilidades têm de consolidar seu crescimento econômico e inserção na economia global.
C Uma das prioridades da atuação internacional do Brasil é o adensamento dos processos de integração com outros países da América do Sul. MERCOSUL e UNASUL são a expressão clara dessas iniciativas.
D O atual governo federal, em função da recente alta inflacionária, anunciou que o Brasil diminuirá sua participação em operações humanitárias internacionais. Dessa forma, o Brasil retirará suas forças militares que estarão no Haiti até o final de 2011.

Resposta: D

51) O terrível acidente nuclear posterior ao trágico terremoto seguido de Tsunami, ocorrido no Japão, demonstrou claramente os problemas da “opção nuclear” como forma de energia. Acerca desse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
A Mesmo sendo um país desenvolvido tecnológica e economicamente, o Japão não conseguiu evitar o desastre, o que sugere uma reavaliação da utilização da energia nuclear como opção “limpa”, em contraste com os combustíveis fósseis altamente poluentes.
B O Japão é, por suas próprias características, o país mais dependente de energia nuclear do mundo. Após o desastre, tem basicamente duas opções: energia eólica ou de biomassa para substituir pelo menos metade das usinas nucleares do país.
C A região de Fukushima sofreu danos ambientais graves. A recuperação dessa e de outras regiões do país será lenta e cara.
D A energia nuclear é uma das opções mais comuns em países desenvolvidos que já a utilizam há décadas. No Brasil, o projeto nuclear inicial dos anos 70 do século passado, mantém apenas duas usinas funcionando no Rio de Janeiro.

Resposta: B

52) Sobre as recentes alterações no cenário do Oriente Médio em função do que se convencionou chamar Revoltas Árabes, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Egito passou por uma complexa e turbulenta revolta que retirou do poder o Presidente Hosni Mubarak, que governava o país há quase 3 décadas. O presidente Mubarak era aliado do ocidente e, só durante a crise, a maior parte da imprensa internacional usou a palavra ditadura para se referir ao seu regime.
( ) A Líbia de Muammar Kaddafi também passou por violento conflito interno. Nesse caso, a atuação ocidental foi bastante direta, com ataques aéreos e apoio aos rebeldes, já que Kaddafi foi, em geral, um governante hostil aos interesses ocidentais.
( ) As revoltas árabes são quase todas ligadas a movimentos fundamentalistas que desejam a implementação de governos que sejam ao mesmo tempo democráticos e que mantenham as duras leis da religião islâmica.
( ) O recente assassinato do terrorista Osama Bin Laden reflete outro aspecto da revolta árabe: a insatisfação com a utilização de “arma terrorista”. Bin Laden foi encontrado, pois o governo paquistanês, pressionado pelas revoltas, não conseguiu mais proteger o terrorista saudita.
 A sequência correta, de cima para baixo, é:
A F - F - V - V C V - V - F - F
B V - F - F - V D F - V - V - F

Resposta: C

53) A violência urbana é um problema comum a muitos países e acentuado pelas desigualdades sociais presentes em vários países pobres ou com níveis de desenvolvimento baixos.  Sobre esse contexto global e a realidade brasileira em particular, todas as afirmações estão corretas, exceto a:
A Apesar de possuírem os melhores índices internacionais de desenvolvimento humano, os países nórdicos da Europa têm também problemas de violência urbana relacionados principalmente a grupos políticos de tendência neofascista.
B As organizações criminosas no Brasil transformaram-se em real ameaça à ordem pública, realizando atentados e atacando a polícia e instituições públicas.
C A recente ocupação de um complexo de favelas no Rio de Janeiro por unidades da Polícia, Exército e Marinha foi uma clara resposta do Estado ao domínio dessas áreas por facções criminosas que impuseram suas próprias regras e leis, aterrorizando os cidadãos comuns.
D Um dos problemas globais relacionados à violência é a alta lucratividade do tráfico de drogas e armas que move as organizações criminosas em muitos países do mundo.

Resposta: A

2012/1

47) As alianças militares, as disputas colonialistas e a corrida armamentista levaram a Europa à Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Acerca desse contexto é correto afirmar, exceto:
A Os Estados Unidos da América entraram no conflito ao lado da Tríplice Entente.
B A Rússia aliou-se com a Tríplice Aliança para derrotar os Sérvios em Sarajevo.
C Entre as inovações tecnológicas destacaram-se a utilização de submarinos, tanques de guerra e encouraçados.
D O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha culpada pela guerra e impôs diversas sanções ao governo alemão.

Resposta: B

48) Em 05 julho de 1922 eclodiu a Revolta do Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. “A revolta não se estendeu a outras unidades. No dia seguinte, centenas deles se entregaram, atendendo a um apelo do governo. Um grupo se dispôs, porém, a resistir. O forte voltou a ser bombardeado por mar e por aviões. Dezessete militares, com a adesão ocasional de um civil, decidiram sair pela praia de Copacabana, ao encontro das forças governamentais. Na troca de tiros, morreram dezesseis, ficando feridos os oficiais Siqueira Campos e Eduardo Gomes”.(In: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 5 edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997. Página 308.)
O texto se refere:
A ao movimento Tenentista.
B a Coluna Prestes.
C a Revolução Constitucionalista.
D a Revolução Federalista.

Resposta: A

49) Em 1964, através de um golpe, os militares assumiram o controle político no Brasil. O primeiro presidente militar foi Castelo Branco, que governou de 1964 a 1967.
Sobre o de governo Castelo Branco é correto afirmar, exceto:
A Aprovação da Lei de Anistia Geral.
B Estabelecimento do bipartidarismo.
C Criação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
D Criação do Serviço Nacional de Informação (SNI).

Resposta: A

50) Um dos acontecimentos importantes da história catarinense, o Contestado, iniciou nos primeiros anos do século XX. Acerca dos eventos que caracterizaram o Contestado é correto afirmar, exceto:
A Construção do trecho catarinense da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, pela Brazil Railway Co.
B Conflitos entre os latifundiários catarinenses e empresas do Paraná e de São Paulo acerca da exploração da madeira e da erva-mate na serra catarinense.
C Disputas jurídicas entre Santa Catarina e Paraná sobre limites territoriais entre os dois Estados.
D Combates entre o exército brasileiro e os caboclos da região do Contestado, estes últimos influenciados pela liderança de “monges”.

Resposta: B

51) A violência no trânsito não é apenas um fenômeno isolado da realidade brasileira, mas em nosso país é agravado por vários fatores. Acerca desse contexto é correto afirmar, exceto:
A As recentes mudanças na legislação de trânsito acabaram com o sistema de pontuação que vigorava até 2010. De agora em diante, a penalização será realizada diretamente pelas polícias rodoviárias dos Estados.
B Má conservação de muitas estradas, insuficiente fiscalização, mas sobretudo a imprudência são os principais fatores do grande número de acidentes e mortes no trânsito brasileiro.
C Além dos acidentes o trânsito, especialmente nas grandes cidades, é fonte de estresse e desgaste em função da insegurança e do longo tempo perdido em congestionamentos.
D O modelo rodoviário brasileiro destoa do de outros países com grande concentração no transporte de carga e veículos leves. Em outros países, trens, metrôs e transporte marítimo, usados massivamente, dividem e minimizam os problemas de transporte e trânsito.

Resposta: A

52) Acerca da História da América Latina e sua relação com os EUA é correto afirmar, exceto:
A Hugo Chavez, presidente da Venezuela, transformou-se numa das mais expressivas lideranças contrárias aos EUA na região. Para muitos um radical populista, para outros uma liderança nacionalista e um exemplo a ser seguido.
B Cuba, após a Revolução de 1959, tornou-se um governo contrário aos interesses dos estadunidenses. Até hoje, os EUA mantém um duro bloqueio ao país do Caribe.
C A relação do Brasil com os EUA oscilou entre completo alinhamento e momentos de atritos e disputas com a potência do norte. Atualmente o Brasil procura articular, em conjunto com outros países da América do Sul, uma política mais autônoma em relação aos norte-americanos.
D Os EUA através de acordos como o NAFTA sempre buscaram se aproximar da
América Latina com projetos de integração e auxílio, mas em geral a contrapartida da região foi a rejeição às intenções dos estadunidenses.

Resposta: D

53) Sobre as revoluções na História desde o século XVIII até o século XX é correto afirmar, exceto:
A A Revolução Iraniana de 1979 tornou o país uma república islâmica hostil aos EUA. O governo iraniano, em contrapartida, afirma que são os EUA que agem de forma agressiva na região.
B A Revolução Chinesa de 1949 tornou esse país comunista. Mesmo após sua abertura na década de 70 do século passado, o controle político ainda mantém-se nas mãos desse mesmo partido.
C A Revolução Francesa, a mais famosa de todas, foi a mais radical, prevalecendo na mesma as ideias de uma democracia ampla e popular que inspirou os governos de hoje.
D A Revolução Industrial transformou os processos produtivos. Trouxe agilidade e oportunidade de consumo em massa, mas também gerou a exploração dos trabalhadores e o início dos processos de poluição que hoje se agravaram muito.

Resposta: C

2012/2

47) Acerca dos diversos momentos e períodos da história brasileira no século XX é correto afirmar, exceto:
A O regime militar foi de ampla aproximação com os EUA no quadro da Guerra Fria. O Brasil participou de várias operações militares na América Latina para evitar a ameaça comunista.
As principais foram na Colômbia, República Dominicana e Haiti.
B O segundo governo Vargas na década de 50 do século passado foi marcado entre outras coisas pela criação da Petrobrás e pela grande tensão que acabou levando o presidente ao suicídio.
C A redemocratização após a ditadura passou pelo governo de José Sarney, ainda eleito pelo Congresso e não por voto direto e logo em seguida pelo primeiro governo eleito democraticamente, o de Fernando Collor de Melo, que assumiu em 1990.
D Os governos republicanos do início do século XX foram marcados pela predominância das elites agrárias brasileiras que apoiavam a manutenção de um sistema econômico agroexportador e um modelo político que concentrava poderes nas figuras dos “coronéis” e das grandes lideranças políticas estaduais.

Resposta: A

48) A crise internacional iniciada em 2008 continua ainda provocando problemas e tensões no mundo.  Sobre as origens e o atual quadro internacional é correto afirmar, exceto:
A A União Europeia tem passado pela sua pior crise histórica e, para os mais céticos, ela pode comprometer vários aspectos do processo de integração iniciado há décadas.
B Os EUA têm tido dificuldades para superar seus problemas. Para os mais pessimistas em relação a esse tema, seria a decadência econômica da maior economia do mundo. Para os mais otimistas, apenas mais uma crise que será superada no médio prazo.
C Dentre os chamados países emergentes, o Brasil é um dos que menos tem sofrido com a crise. Para alguns analistas, isso tem correlação com o aumento do poder aquisitivo de parcela da população. Essa situação mantém o mercado interno aquecido, apesar dos problemas econômicos internacionais.
D A crise grega é a mais grave de todas. Apesar da ajuda da União Europeia e de Organismos Internacionais, o país solicitou saída da zona do euro e admissão na Comunidade dos Estados Independentes, que reúne países do Oriente Médio e parte da Ásia.

Resposta: D

49) A Contra-Reforma foi uma resposta da Igreja Católica ao avanço do protestantismo na Europa durante o século XVI. Sobre esse contexto e as iniciativas tomadas pelo catolicismo é correto afirmar, exceto:
A Reativação das ações dos Tribunais da Inquisição.
B Abolição do celibato para o clero.
C Manutenção da hierarquia eclesiástica.
D Confirmação da salvação pela fé e boas obras.

Resposta: B

50) O Islamismo é uma das maiores religiões monoteístas da atualidade. Presentes em praticamente todos os continentes, os islâmicos têm como livro sagrado o Alcorão.
Acerca do Islamismo, analise as afirmações:
l A hégira, importante evento do islã, assinala o início do calendário muçulmano.
ll A crença no juízo final é um dos elementos comuns entre o islamismo, o judaísmo e o cristianismo.
lll No Ramadâ, o mês do “perdão”, os muçulmanos frequentam templos de outras religiões, evidenciando desta maneira o caráter universal e fraterno do islamismo.
lV Moisés é considerado o maior profeta islâmico e seus ensinamentos fazem parte das principais regras de comportamento social dos muçulmanos.
V Em Santa Catarina existem frigoríficos certificados e autorizados a produzirem carnes conforme os preceitos islâmicos.
 Todas as afirmações corretas estão em:
A I - II - V C III - IV
B II - III - IV D IV - V

Resposta: A

51) As transformações na economia ao final da Idade Média, interligadas ao processo de urbanização, crescimento comercial e fortalecimento da burguesia, contribuíram para o desenvolvimento capitalista. Neste contexto, as manifestações artísticas e literárias encontraram condições para seu desenvolvimento. O Renascimento europeu proliferou.
Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
A A obra “O príncipe” de Nicolau Maquiavel destacou questões políticas.
B A família Médici, em Florença, destacouse pela prática do mecenato.
C Os temas religiosos foram banidos da pintura renascentista.
D O antropocentrismo foi uma importante característica do renascimento cultural.

Resposta: C

52) Sobre a Conferência Internacional Rio+20 e o histórico dos temas ambientais na agenda global é correto afirmar, exceto:
A Os EUA, no governo de Barack Obama, reviram a posição de seu país em relação aos temas ambientais e assinaram o protocolo de Genebra de 2011, onde assumiram compromissos formais para a redução de emissão de gases e poluentes industriais.
B A RIO+20 pretende, entre outras coisas, rever, reavaliar e projetar o cenário ambiental global, passadas duas décadas da conferência realizada também no Rio de Janeiro em 1992.
C Um dos problemas mais graves para a implementação de medidas concretas e eficientes em relação ao meio ambiente diz respeito a resistência das principais economias do mundo, entre elas as de vários países desenvolvidos e muitos emergentes.
D O Brasil é um dos países com uma das matrizes energéticas com grande participação de fontes renováveis do mundo. Isso se deve principalmente à contribuição do setor hidroelétrico e dos biocombustíveis, em especial do etanol.

Resposta: A

53) A transição do período imperial brasileiro para o período republicano tem como marco tradicional a Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em 1889.
Sobre essa transição e os dois primeiros governos republicanos é correto afirmar, exceto:
A A filosofia positivista encontrou em Benjamin Constant um grande divulgador das ideias de Comte, e influenciou o movimento republicano brasileiro.
B Diversos oficiais do Exército vitoriosos na guerra do Paraguai começaram a discutir questões políticas e engajaram-se no movimento republicano.
C A participação popular foi intensa no movimento republicano; diversas provínciasrebelaram-se contra o governo imperial.
D A primeira Constituição republicana aprovou um dispositivo que separou a Igreja Católica do Estado brasileiro.

Resposta: C

2013/1

47) “Faltava porém um pretexto para reacender o clima golpista. Ele surgiu com o Plano Cohen, cuja verdadeira história tem até hoje muitos aspectos obscuros. (...) O autor do documento seria um certo Cohen – nome marcadamente judaico – que poderia ser também uma corruptela de Bela Khun, líder comunista húngaro. Aparentemente, o “plano” era uma fantasia a ser publicada em um boletim da Ação Integralista Brasileira, mostrando como seria uma insurreição comunista.(...) A insurreição provocaria massacres,saques e depredações, desrespeito aos lares, incêndios de igreja, etc.”(In: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 5ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997. Página 363.)
Assinale a alternativa correta em relação ao contexto político descrito no texto acima.
A Foi o argumento utilizado pelo presidente General Médici para desencadear uma violenta e sistemática perseguição aos movimentos de esquerda que atuavam na guerrilha urbana.
B Foi a justificativa utilizada pelo General Humberto de Alencar Castelo Branco para iniciar o período da ditadura militar em 1964.
C Serviu de pretexto para Getúlio Vargas instalar o Estado Novo e suspender as eleições presidenciais.
D Juscelino Kubitschek utilizou o Plano Cohen em sua campanha à presidência da República. Argumentava que seu governo iria defender a família, a propriedade privada e a Igreja.

Resposta: C

48) Na segunda metade do século XIX, o processo de expansão imperialista intensificou-se. Um dos marcos deste processo foi a Conferência de Berlim, com a participação de países europeus. Ocorreu a partilha do continente africano - entre outras ações - conforme o interesse dos países europeus.  Acerca desse contexto e suas consequências, é correto afirmar, exceto:
A A teoria do darwinismo social enaltecia a supremacia cultural, econômica e racial dos europeus, enaltecendo os brancos e as ações imperialistas.
B Diversas regiões africanas alcançaram um  ótimo desenvolvimento social e econômico, que refletiu na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, devido à colonização inglesa e alemã.
C A Inglaterra dominou verticalmente o continente africano, desde o Mar Mediterrâneo, ao norte, até a região sul-africana. A Guerra dos Bôeres consolidou o domínio inglês na região da atual África do Sul.
D O colonialismo do século XIX foi diferente do colonialismo do século XVI, que ficou restrito ao capitalismo comercial e concentrou-se principalmente no continente americano. Já o imperialismo ou neocolonialismo foi motivado pelo capital industrial e financeiro.

Resposta: B

49) A História do Brasil Colônia é marcada por diversas revoltas sociais e complexos processos de resistência ao Estado português e à Igreja. Acerca desse contexto, analise as afirmações a seguir.
l A resistência dos escravos ocorreu, dentre outras formas, através das fugas, revoltas e na formação de agrupamentos conhecidos como quilombos.
ll A Inquisição que se instalou no Brasil no século XVIII, em Minas Gerais, perseguiu principalmente as seitas cristãs dissidentes do catolicismo. A revolta desses grupos, pouco conhecida, acabou por ser duramente reprimida com execuções sumárias, degredo e prisões.
lll As populações indígenas sofreram com a escravização. Os conflitos foram muito violentos e levaram, em muitos casos, à extinção de vários povos indígenas.
lV As Guerras Guaraníticas opuseram, no século XVIII, milhares de índios às tropas portuguesas lideradas pelos Jesuítas, que desejavam a conversão ou a escravização dos índios.
V Durante a ocupação holandesa no nordeste, no século XVII, foram os grupos indígenas que mais resistiram, pois a Companhia das Índias Ocidentais escravizou e deportou grande quantidade de índios para suas colônias de produção de açúcar no Caribe.
 Todas as afirmações corretas estão em:
A III - IV C II - III - V
B I - III D I - II - IV

Resposta: B


50) “Em novembro de 1912 o acampamento de Irani é atacado pela força policial paranaense e trava-se sangrento combate, com a perda de muitos homens e de grande quantidade de material bélico do Paraná.(...) Este combate de Irani fez desencadear novos confrontos, além do agravamento da relações entre Paraná e Santa Cataria.”(In: PIAZZA, Walter Fernando. Santa Catarina: história da gente. Walter Fernando Piazza, Laura Machado Hübener. 4ª edição. Florianópolis: Editora Lunardelli, 1997. Pg. 130). Acerca do contexto descrito acima e dos eventos políticos, militares e sociais que envolveram a Questão do Contestado, é correto afirmar, exceto:
A As atividades econômicas desenvolvidas na região do Contestado centravam-se principalmente na pecuária extensiva e na extração da erva-mate. 16
B Na região do Contestado foi construída a estrada de ferro São Paulo - Rio Grande, o que ocasionou a expulsão de muitos posseiros da área onde seria construída a ferrovia.
C Com a formação de redutos de resistência dos caboclos e o aparecimento de lideranças místicas, o movimento adquiriu também um aspecto messiânico.
D O enfrentamento militar entres as polícias de Santa Catarina e do Paraná, além de centenas de mortes, resultou na perda do território catarinense de Mafra para os paranaenses.

Resposta: D


51) “A célebre frase do Presidente Wilson, ‘Eu me proponho a ensinar às Repúblicas da América do Sul a elegerem homens bons’, não implicava apenas a convicção de que os EUA possuíam um padrão de “bondade” política, mas significava também a disposição de intervir nos países latino-americanos paraassegurar uma identidade política aceitável a seus olhos.”
MOURA, Gerson. EUA e América Latina. São Paulo: Contexto, 1991. P. 17). Acerca dessa clara intenção estadunidense e suas ações na América Latina, é correto afirmar, exceto:
A A autoimagem de exemplo para o mundo e a utilização da democracia como modelo a ser exportado auxiliou a referendar muitas intervenções na América Latina. Para os críticos dessa postura, a democracia se conquista e não deve ser imposta com interferências externas.
B Parte das intervenções armadas na América Central e Caribe também se destinava a garantir interesses privados de companhias estadunidenses na região.
C Um dos elementos centrais da atuação de uma potência em ascensão é buscar justificativas morais aceitáveis às suas ações. Essa é uma das grandes críticas à postura de Wilson e dos EUA na América Latina.
D A Revolução Cubana, iniciada logo após o fim do domínio espanhol na ilha caribenha, foi uma das principais preocupações de Wilson que, naquele momento, iniciou o bloqueio que perdura até a atualidade.

Resposta: D
52) Acerca do predomínio ocidental sobre a América, África e Ásia durante as Idades Moderna e Contemporânea, e seus desdobramentos no final do século XX e início do século XXI, é correto afirmar, exceto:
A Esse predomínio foi possível pois chineses, indianos e muçulmanos não detinham capacidade tecnológica na área da navegação, o que favoreceu amplamente os Estados ocidentais.
B A Europa, ao se expandir, usou amplamente os recursos naturais e montou processos de produção na América que transferiu grande quantidade de riqueza para os países europeus nos séculos XVI, XVII e XVIII.
C Apesar do mundo ocidental ter sido liderado por países europeus e depois pelos EUA, há hoje a percepção de que vários países asiáticos estão recuperando espaço e força no cenário global. Uma das grandes dúvidas é se isso levará ou não a uma alteração significativa do mundo.
D Para muitos ocidentais, o mundo muçulmano é marcado por graves problemas internos e fanatismo religioso. Essa versão procura minimizar as fortes intervenções ocidentais que contribuíram para trazer problemas, conflitos e instabilidade à região.

Resposta: A

53) Acerca dos principais aspectos da recente e grave crise europeia, é correto afirmar, exceto:
A A crise na Zona do Euro é produto da falta de disciplina fiscal de Grécia, Portugal e Itália e da abusiva interferência do FMI junto às decisões do parlamento europeu, que impôs cortes de gastos e desvalorização da moeda europeia.
B A Europa tem sofrido de forma significativa com a crise, mas é importante frisar que ela iniciou nos EUA e, em função da ampla interdependência da economia global, acabou por se esparramar pelo mundo, prejudicando vários países europeus.
C As medidas de austeridade tomadas em muitos países têm produzido desemprego, incerteza e graves protestos e conflitos em países que há poucos anos atrás gozavam de grande estabilidade.
D A Alemanha, um dos países mais ricos e influentes da Europa, tem contribuído com enormes somas de dinheiro para buscar a estabilização da região. Ainda assim, a crise mantém-se grave e, para alguns euro céticos, pode ameaçar o futuro das instituições europeias.

Respostas: A

2013/2

47) Os recentes atos terroristas realizados em Boston (EUA) renovam a percepção de que o terrorismo é um problema longe de solução no mundo atual.
Acerca do passado e presente desse problema
é correto afirmar, exceto:
A _ Os famosos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA transformaram o terrorismo em uma questão de primeira ordem na política internacional. Os responsáveis pelos atos foram militantes islâmicos ligados ao grupo de Osama Bin Laden (Al Qaeda).
B _ O terrorismo foi usado por grupos como IRA (Irlanda do Norte) e ETA (país basco na Espanha). Ambos objetivavam conseguir a independência de suas respectivas regiões em relação ao Reino Unido e Espanha.
C _ Os atentados em Boston possuem ligação com os acordos internacionais assinados por Washington e Moscou para repressão ao terrorismo global. A participação de forças militares dos EUA no sul do Cáucaso atraiu inimizade e ódio aos EUA por parte de grupos terroristas da região.
D _ Na história do Oriente Médio o terrorismo já foi utilizado tanto por grupos palestinos como por militantes judeus. No caso dos israelenses, embora isso seja pouco conhecido e divulgado, um dos ataques ocorreu antes da criação do Estado de Israel e o alvo foi o Hotel King David em Jerusalém, que fazia parte da administração britânica da região.


Resposta C

48) Patriarcalismo, patrimonialismo e autoritarismo são três expressões que atravessam a formaçãohistórica do Brasil. Acerca desses fenômenos no passado e presente do Brasil é correto afirmar, exceto:
A _ A ideia de patrimonialismo refere-se à atitude de parcela das elites brasileiras que julgam ser o Estado parte de seus interesses pessoais, não separando a esfera pública da privada. Evidentemente isso tem reflexo e impacto negativo na condução das funções do Estado, com possíveis atos de corrupção e nepotismo.
B _ O autoritarismo marcou as estruturas políticas brasileiras desde a criação do Estado até o século XX. O atual Estado democrático brasileiro nasceu no fim da Ditadura Militar que governou o Brasil de 1964 até 1985.
C _ O período clássico do patrimonialismo na História Brasileira foi o da 1ª República. Tanto a Constituição Brasileira da época, como as leis comuns, permitiam amplamente o favorecimento de indivíduos pelo Estado. Após as eleições, que ocorriam pelo sistema de voto censitário, o político podia usar práticas patrimonialistas de forma legal.
D _ O patriarcalismo, marca das relações sociais brasileiras, se expressa numa visão conservadora e tradicional dos papéis sociais desempenhados por homens e mulheres desde o período colonial. Tem ampla influência na adoção de práticas machistas nas relações de gênero no país.

Resposta: C

49) A história do capitalismo é repleta de contradições e polêmicas. Para seus defensores é um sistema de criação de riquezas e de prosperidade. Para seus críticos, um ambiente de exploração e injustiças. Acerca desse contexto, analise as afirmações a seguir.
I Para os analistas liberais, o capitalismo favorece a liberdade e a competitividade, contribuindo para criar sociedades prósperas e desenvolvidas.
Il Os teóricos marxistas denunciam o caráter injusto e violento da exploração capitalista. A prosperidade das elites capitalistas e não de toda a sociedade é um dos traços marcantes desse modelo de produção.
Ill Para os teóricos da dependência, o capitalismo global constrói pontes de superação das desigualdades dos países periféricos (países pobres). A principal ponte é a atual fase de globalização da economia capitalista.
lV Os violentos conflitos sociais verificados na origem do capitalismo industrial inglês ilustram uma época em que não havia garantias de direitos trabalhistas e sociais aos trabalhadores.
V O Brasil tornou-se um país capitalista apenas na segunda metade do século XX, com a modernização produtiva dos governos de Vargas (1951-1954) e Juscelino Kubitscheck (1956-1961). Até a década de 30 do século XX o Brasil era um país agrário e, portanto, convenientemente explicado pelas teorias econômicas dos fisiocratas.
Todas as afirmações corretas estão em:
A _ I - III - V
B _ I - II - IV
C _ II - III - IV
D _ III - IV – V


Resposta: B

50) Em 2013 completam-se 80 anos da ascensão do Nacional-Socialismo na Alemanha. Acerca dos antecedentes e da chegada do Nazismo ao poder na Alemanha, bem como suas características, analise as afirmações a seguir.

I Através de um acordo com o partido socialdemocrata, Adolf Hitler chegou ao poder, na Alemanha, em 1933.
II A República de Weimar, em virtude da crise econômica que assolava a Alemanha, e do sentimento de humilhação causado pela derrota na Primeira Guerra Mundial, não conseguiu superar os movimentos ultranacionalistas que combatiam o governo republicano.
III Nas eleições de 1932 os representantes do Nazismo receberam uma expressiva votação, ocupando diversas cadeiras no parlamento alemão. Hitler foi nomeado chanceler.
lV Mesmo na vigência do Nacional-Socialismo, a República de Weimar durou até a rendição alemã, contribuindo para a formação do governo alemão após a derrota na Segunda Guerra Mundial.
V Apesar do radicalismo da ideologia nacional socialista, as eleições para o parlamento alemão foram mantidas. O controle sobre os outros partidos, porém, era muito rigoroso.

Todas as afirmações corretas estão nos itens:
A _ I - II - III - IV       C _ II - V
B _ III - IV - V     D _ II – III

Resposta: D

51) “A cultura da cana somente se prestava, economicamente, a grandes plantações. Já para desbravar convenientemente o terreno tornava-se necessário o esforço reunido de muitos trabalhadores; não era empresa para pequenos proprietários isolados. Isto feito, a plantação, a colheita e o transporte do produto até os engenhos onde se preparava o açúcar, só se tornava rendoso quando realizado em grandes volumes”. (In: PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. 40ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993. Pg. 33).
Conforme o texto e seus conhecimentos sobre o período colonial da história do Brasil é correto afirmar, exceto:
A _ Conforme o texto evidencia-se que a pequena propriedade caracterizou a empresa açucareira.
B _ O açúcar produzido nos engenhos visava o mercado externo, não contribuindo, portanto, para a criação de um mercado interno forte no período colonial.
C _ A grande propriedade, a monocultura e a utilização de mão de obra escrava caracterizaram a lavoura canavieira.
D _ O elemento central da produção açucareira foi o engenho. Neste espaço também se encontravam a casa grande, morada do senhor de engenho e a senzala, habitação dos escravos.

Resposta: A

52) “Outro elemento que contribuiu fortemente para a instabilidade social na região contestada, bem como no conjunto do planalto catarinense, foi a introdução da ferrovia. A construção da linha entre União da Vitória e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, concluída em 1910, e o ramal leste, que ligava União da Vitória a Rio Negro, concluído em 1913, promoveram uma série de problemas para a região. A empresa concessionária responsável pela exploração da linha por 90 anos era a Brazil
Railway, [...] a qual além das garantia de juros em caso de prejuízo, recebia como doação por parte do governo federal um trecho de até 15 quilômetros de terras de cada margem da linha”. (In: MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004. Pgs 142 e 143). Com base no texto acima e nos conhecimentos acerca da história do Contestado, analise as afirmações a seguir.

lAtravés do texto, pode-se concluir que a exploração do trecho de 15 quilômetros de terras de cada margem da ferrovia não ocasionou nenhuma instabilidade na região.

llA exploração das terras do Contestado pela Brazil Railway contribuiu para a integração e crescimento econômico da região, gerando emprego e renda para todos os caboclos e sertanejos do Contestado.

lllA historiografia brasileira encontra no messianismo um dos principais pontos em comum entre o movimento de Canudos, no sertão da Bahia, e o movimento do contestado. A liderança de algumas figuras místicas do Contestado acentuou esta característica no movimento catarinense.

lV A exploração da madeira na região foi uma das principais atividades econômicas desenvolvidas pela Southern Brazil Lumber and Colonization, empresa subsidiária da Brazil Railway Co.

V Os sertanejos do contestado não chegaram a entrar em conflito armado com as forças legais, tendo em vista os acordos sobre a concessão de terras aos posseiros, legitimados pelo governo federal.

Todas as afirmações corretas estão nos itens:
A _ III - IV
B _ IV - V
C _ II - III - IV
D _ I - II – V

Resposta: A

53) Acerca da desagregação do bloco socialista europeu é correto afirmar, exceto:
A _ Na Romênia, governada pelo ditador Nicolau Ceausescu, a repressão contra os manifestantes contrários ao regime comunista foi violenta. Posteriormente, sem o apoio do exército, Ceausescu e sua mulher foram executados pela Frente de Salvação Nacional.
B _ A perestroika e a glasnost, políticas estabelecidas pelo secretário geral do Partido Comunista Mikhail Gorbachev, contribuíram para prolongar o socialismo ditatorial na URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
C _ Na Polônia, trabalhadores organizaram-se e fundaram o Solidariedade, um dos primeiros sindicatos livres no mundo socialista.
D _ Para substituir a União soviética, os presidentes da Rússia, Bielo-Rússia e da Ucrânia criaram a CEI – Comunidade dos Estados Independentes. Outras repúblicas também se uniram à CEI. No final de 1991, a União Soviética deixou de existir.

Resposta: B

Mais informações: http://www.acafe.org.br/new/vestibular_2013_2/hotsite/index.php?cmd=provas-anteriores

2014/1

47- A Guerra Civil da Síria trouxe novas discussões na comunidade internacional: utilização de armas químicas, direitos humanos, intervenção da ONU (Organização das Nações Unidas) no conflito. O islamismo também está em evidência em relação as suas duas principais correntes: os Sunitas e os Xiitas.
Acerca dos Sunitas e Xiitas e da própria Síria é correto afirmar, exceto:
A As divergências entre sunitas e xiitas remontam as disputas pela hegemonia do islamismo
após a morte do profeta Maomé.
B O Irã, de maioria Xiita, defende o governo Sírio, sendo contrário a uma intervenção armada
na região.
C A Arábia Saudita, país de maioria Xiita, apoia incondicionalmente o governo de Bashar al-Assad.
D Em escala mundial, os sunitas são a facção islâmica mais numerosa.

Resposta: C

48) Sobre o processo de descolonização da América espanhola e o seu contexto, analise as afirmações a seguir.
I Com a liderança dos Chapetones, os cabildos declararam sua autonomia em relação à Espanha.
ll O contexto das guerras napoleônicas contribuiu para a revolta criolla contra a metrópole.
lll A independência dos Estados Unidos da América estimulou os movimentos emancipatórios da América espanhola, influenciados pela ideologia iluminista.
lV Influenciado pelo movimento de independência de 1822 no Brasil, os países emergentes da América espanhola, em sua maioria, adotaram a monarquia hereditária.
V A Santa Aliança, com a liderança da Espanha, enviou navios de combate numa tentativa de impedir os movimentos de emancipação na bacia do Rio da Prata.

Todas as afirmações corretas estão em:
A II - III C II - III - IV

B I - III - IV D IV - V

Resposta: A

49) Classificada pela história como modelo clássico de Revolução Burguesa, a Revolução Francesa deu sua contribuição para o Ocidente, seja no vocabulário político ou na influência das constituições que adotaram alguns princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Sobre a revolução francesa é correto afirmar,
exceto:
A A Assembleia Nacional aboliu as taxas e impostos que recaiam sobre o campesinato, acabando com os vestígios do feudalismo que ainda perdurava em várias regiões francesas.
B Monarquias como a Prússia e a Áustria assinaram a declaração de Pillnitz e anunciaram a intenção de intervir militarmente na França e deter o processo revolucionário.
C No período do Terror, os excessos de Robespierre fizeram-no perder o apoio político. Posteriormente, o próprio Robespierre foi guilhotinado.
D Os jacobinos defendiam posições moderadas e representavam, sobretudo, os interesses da alta burguesia e do primeiro Estado.


Resposta: D

50) Durante o período da Guerra Fria as ideias do pan-africanismo e o pan-arabismo foram relevantes na afirmação de diversos movimentos de libertação e de independência na África e Oriente Médio. Acerca desses movimentos e de suas proposições e correlações é correto afirmar, exceto:
A No Oriente Médio, o pan-arabismo teve no presidente egípcio Gamal Abdel Nasser uma de
suas principais lideranças. Nasser defendia a união dos povos árabes contra a forte presença dos EUA e de Israel.
B Das potências europeias coloniais, França e Reino Unido apoiaram a agenda dos dois movimentos, já que viam os mesmos como forma de impedir a expansão dos interesses soviéticos na África e no Oriente Médio.
C O pan-africanismo inspirou vários movimentos de libertação nesse continente. A intenção de criar “uma identidade africana” era instrumento ideológico de aproximação dos povos na luta contra as metrópoles.
D Outro alvo do movimento pan-africanista era o racista regime sul-africano que se perpetuou no poder através do Apartheid, por décadas.

Resposta: B

51) As culturas da cana-de-açúcar e do café ilustram muito bem alguns aspectos da economia brasileira desde a colônia até o período republicano. Acerca das mesmas e de suas correlações internas e externas é correto afirmar, exceto
A Há uma clara correlação entre esses dois produtos e o processo de inserção brasileira na economia mundial. De forma geral o Brasil (colônia e depois independente) tornou-se exportador de bens primários. Manufatura e indústria foram atividades secundárias em boa parte da História econômica brasileira.
B Os acordos de Taubaté em 1920 definiram claramente espaços e zonas de produção açucareira e cafeeira no Brasil. Dessa forma, evitava-se a superprodução e a baixa do preço no mercado internacional.
C O autoritarismo e a escravidão foram visíveis aspectos da conformação política e social do Brasil nessas duas atividades agrícolas. As grandes lavouras exportadoras usavam de trabalho escravo e qualquer rebelião ou contestação era reprimida com muita violência.
D Em clara correlação com o perfil produtivo açucareiro e cafeeiro, o latifúndio marcou a conformação da propriedade no Brasil.

Resposta: B

52) Acerca da relação entre a arte brasileira e as diversas fases da História do Brasil, analise as afirmações a seguir.
I Os movimentos impressionista e expressionista brasileiros estavam ligados aos movimentos
revolucionários dos anos 60 e 70 do século XX. A contestação da ditadura foi ligada às obras
que retratavam os pobres, os escravos e os operários.
ll A música brasileira, criativa e sofisticada, apoiou-se em suas raízes multiculturais e influenciou o movimento denominado “arte global” que, no século XXI, reúne artistas dos principais países emergentes do mundo.
lll Parte do cinema brasileiro das últimas décadas tem buscado retratar graves aspectos da realidade social brasileira como a violência e a desigualdade.
lV O movimento modernista brasileiro voltou-se contra os padrões estéticos europeus. Em sua crítica da sociedade tradicional brasileira apoiou a Revolução de 30, o governo varguista e suasreformas.
V No século XIX, a pintura brasileira ainda era fortemente influenciada por padrões estéticos
europeus. Parte das temáticas retratadas evocava aspectos da história política do país.

Todas as afirmações corretas estão em:

A III - V C II - III - IV

B II - IV D III - IV - V

Resposta: A

53) Acerca da Monarquia e da República na construção do Estado brasileiro é correto afirmar, exceto:
A A República brasileira passou por diversas fases. Na chamada 1ª República, apesar do discurso de mudança em relação ao período monárquico, permaneceram muitas formas autoritárias de poder como, por exemplo, a estrutura oligárquica.
B A Monarquia brasileira manteve a escravidão e teve sério atrito com a Grã-Bretanha, quando essa última tentou acabar com o tráfico de escravos no século XIX.
C A transição da Monarquia para a República envolveu um conflito grave entre a aristocracia agrária do nordeste e do sudeste contra os movimentos modernizadores centrados no exército e na burguesia industrial de São Paulo.
D Em 1993 houve um plebiscito no Brasil que contrapôs Monarquia e República. A República foi vitoriosa e manteve-se como a forma de governo no país.

Resposta: C

Fonte: http://www.downloads.acafe.org.br/download/concursos/vest_14_1/files/provas_gabaritos/prova_cutros_cursos.pdf

Como Montar uma Aula: Planejamento