As disciplinas de História e Geografia tem componentes diversos, para a atuação do professor, o ponto de partida para trabalhar os componentes que consideramos importante a relação espaço e tempo, fundamental para percepção do processo e sentido histórico. Um caminho interessante é utilizarmos fontes de pesquisa na sala de aula, no site da da hemeroteca da Biblioteca Pública de Santa Catarina aqui você pode acessar jornais por municípios de Santa catarina da segunda metade do século XIX até meados do século XX.
Jornal O Campeão 1885
Para o trabalho no Ensino Fundamental anos finais, a linha do tempo se faz necessário para a contextualização e percepção de Espaço e tempo. A linha do tempo abaixo pode nos auxiliar nessa contextualização.
Sugerimos ao professor problematizar a construção da noção de Pré-História e História e inserir na linha do tempo o espaço gepgráfico. Um exemplo: Idade Antiga, colocar os espaços que vivenciaram o período, Europa, África, Oriente Médio.
Sobre a questão você pode ler o artigo:
Espaço e tempo como dimensões do conhecimento e objeto de ensino-aprendizagem em História.
Outra questão importante é o uso de imagens, pricipalmente mapas, monumentos, obras de arte (pintura e esculturas), moedas e cédulas, vestuários etc.
Possibilidades do Uso de Jogos e Brincadeiras no Ensino de História e Geografia.
Geografia
Os cinco componentes da Geografia são abordados pela Revista Nova Escola de maneira interessante, confira as possibilidades de trabalho.
O componente O Sujeito e seu lugar no Mundo e Conexões e Escalas, podem ser abordados com materias de referência como: A Natureza do Espaço e O Brasil: Território e Sociedade de Milton Santos, dão suporte teórico para abordarem os componentes. O material didático a seguir pode nos auxiliar na abordagem dos componentes acima.
Os
jogos de memória são fáceis de elaborar, com uma variedade de temas disponíveis
na internet, podem ser confeccionados com EVA, papel cartão, papelão ou
cartolina.
Os jogos de tabuleiro são possibilidades interessantes para a interação e criatividade do professor, vamos conhecer alguns jogos que podemos desenvolver em sala de aula de forma a relacionar as questões de espaço e tempo, também observando aspectos culturais de outros países e regiões.
A Sishima: é um jogo de tabuleiro proveniente do Quênia no
continente africano, trata-se de um jogo de estratégia e lógica que exige dos
jogadores atenção ao movimentar as peças.
A Mancala: jogo de raciocínio lógico, atenção e cálculo, proveniente da África, tem sua origem em tempos imemoriais. Acredita-se que chega a ser anterior ao Império Romano (27 a.C. a 476 d. C.), vestígios arqueológicos da mancala foram localizados na etiópia no antigo reino de Axum.
Tabuleiro de Mancala
Escravos de Jó: é um jogo de cantiga de roda que exige, principalmente, as habilidades de agilidade e concentração. Formada a roda, as crianças (ou jogadores) permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita.
Letra da cantiga Escravos de Jó: Escravos de Jó jogavam caxangá. Tira, põe, deixa ficar. Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
Nesse processo, precisamos nos atentar ao domínio conceitual de nossa área de atuação, a História e a Geografia, além disso, o planejamento é um passo importante para nossas aulas. abaixo vamos colocar alguns modelos para utilizarmos nesse processo de domínio conceitual e planejamento de nossas aulas e da produção de material para as aulas.
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