As Mães e a Democracia
Por Chico Braun
Hoje comemoramos o dia das mães no Brasil, são diversas as representações acerca do papel das mães na família e na sociedade. Uma imagem interessante talvez seja o amor incondicional devotado por seus filhos, uma mãe não tem limites quando se trata do filho amado.
Esse amor devotado, é perceptível nas "Madres de Plaza de Mayo" (Mães da Praça de Maio) na Argentina, mesmo depois de quase três décadas do fim do regime militar argentino, ainda se encontram na praça de Maio reivindicando justiça aos filhos desaparecidos durante a ditadura.
Isso é um exemplo claro de exercício de cidadania, bom senso e justiça social ante o absurdo da repressão, violência e tortura produzidas pelos Estados autoritários. Apesar de ignóbil os países onde se instalaram ditaduras entre os anos de 1960 e 1970 na América Latina entre eles o Brasil, deixaram claro suas intenções anti-democráticas, cassando direitos políticos, proibindo eleições diretas e outras ações.
Essas ações deixaram marcas profundas na América do Sul, e vivemos nos últimos vinte anos uma experiência democrática.
No dia das mães, me deparei com um fato que no mínimo provoca um incomodo ou um sentimento de indignação quando o ex-presidente dos Estados Unidos no governo George W. Bush, Dick Cheney defendeu a tortura como forma de combater o terrorismo. Isso deixaria furioso o jurista Norberto Bobbio pois, é uma total afronta ao princípio básico de qualquer Estado democrático que é o direito a cidadania e a liberdade.
Uma declaração desse tom coloca aponta uma miopia política e conceitual de alguns políticos como Cheney e Bush, declarando publicamente um Estado autoritário travestido numa democracia que exerce indiscriminadamente terrorismo de Estado contra o Afeganistão e Iraque em nome de uma pretensa liberdade.
Espero que Mr. Cheney um dia possa tirar "a trave do olho" e aprender com as Mães da Praça de Maio, os princípios básicos da democracia e do bom senso.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Ufsc 2013 Questão 01 A educação em Esparta Ensinavam a ler e escrever apenas o estritamente necessário. O resto da educação visav...
-
Udesc 2005 1 O Mundo Muçulmano sempre foi pouco conhecido pelos países ocidentais. A imagem construída sobre ele foi, em muitos casos, ne...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sugestão de temas.